
A Prefeitura de Mãe d’Água, através da Secretarias de Educação, Cultura e Assistência Social, realizou nesta quarta-feira, dia 04 de setembro, com muito sucesso, o Desfile Cívico da Independência, uma tradição que há mais de quatro décadas havia deixado de acontecer no município e foi retomada a partir do desejo da Gestão Municipal e do engajamento dos professores, alunos, familiares, coordenadores e servidores das Secretarias citadas .
O evento foi abraçado por todas as Escolas da Rede Municipal e também pela Escola Estadual, que desfilaram pelas principais avenidas do município contando um pouco do que tem sido trabalhado em sala de aula, dos projetos desenvolvidos pelas escolas, com a participação das famílias e, o mais importante, com a participação ativa e o engajamento dos alunos, professores, familiares e servidores de todas as Unidades Escolares envolvidas.
“Havia um desejo por parte de toda a Gestão de promovermos um resgate histórico e cultural desta ação cívica que há muito deixou de ser realizada no município, então, em conjunto com as Secretarias de Assistência Social e Cultura abraçamos a ideia da realização do Desfile e trabalhamos a articulação com a Rede Escolar, onde todas as Escolas do Município e também a Escola Estadual se engajaram; com os Programas Sociais, a exemplo do Serviço de Convivência e o Criança Feliz; as Secretarias de Saúde, Infraestrutura e demais, que também participaram; e a Secretaria de Cultura, que além de trazer um pelotão representando nossos poetas, outro destacando as equipes que participam do Campeonato de Futebol, também veio com a importante missão de trazer a Banda 26 de Dezembro pra rua e, junto com a Escola Estadual Francisco Romano, a Educação e a Assistência, fazer a apresentação oficial da Fanfarra Municipal Antonio Cabral, montada especialmente para abrilhantar este importante momento, bem como, para despertar o interesse dos jovens e adolescentes pela música”, destacou a secretária de Educação, Vania Campos.
Ainda segundo a secretária, como cada Escola trabalhou ode acordo com as atividades e projetos pedagógicos desenvolvidos dentro das atividades do Ano Letivo, cada uma trabalhou com um tema específico, o que contribuiu, ainda mais, para a diversidade e a beleza do espetáculo apresentado.
“Esse ano, como organizamos a realização do Desfile Cívico depois de planejadas todas as ações para o Ano Letivo, bem como dentro da perspectiva de trabalho das demais Secretarias, optamos por deixar cada setor a vontade para escolher o tema que ia trazer, e, deste modo, na Educação cada Escola veio com uma proposta. As Escolas do Campo desfilaram com o tema ‘Ética: Atitude Que Transforma’; a Escola Manuel Nunes trouxe uma homenagem aos seus 40 anos de história; as Creches trabalharam com o tema ‘O Mundo da Fantasia’; e a Escola Estadual destacou a ‘Sustentabilidade’ e o problemas causados ao Meio Ambiente, assim compondo nossos pelotões”, destacou a secretária.
Em seu pronunciamento de agradecimento, a secretária Vania Campos, declarou que este foi um momento de realização de um sonho da Gestão e também de parte da população, que trazia o desejo de que esta importante solenidade cívica voltasse a ser realizada no município e em seguida, o prefeito Francisco Cirino também falou aos presentes e complementou esse pensamento, dizendo que “este é um sonho que representa, também, um momento de resgate da história, da cultura e do amor a Pátria, que anda esquecido pelas gerações atuais, e que, no caso do Desfile da Independência, há mais de quatro décadas não era realizado no município”.
Além do prefeito, acompanhado pela primeira dama e secretária de Assistência Social, Lúcia Nunes e da secretária de Educação, também prestigiaram o Desfile Cívico outras autoridades locais, a exemplo dos secretários municipais, o presidente da Câmara de Vereadores, Evandro Lucena e os vereadores Valdemir Ferreira, Eduardo Carrasco, Ducelino Hipólito, Andrew Wilker, entre outros.




Para ver mais imagens do evento, acesse nossa página no endereço facebook.com/maedaguapb
Ascom | Prefeitura de Mãe d’Água
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°