Coordenadores de imunização e da vigilância epidemiológica da regional Patos participaram de uma reunião na 6ª Gerência de Saúde para conhecerem a programação, logística da campanha nacional contra influenza, que tem início no próximo dia 23, segunda-feira, como também conhecer os protocolos de atendimento à população em torno da COVID -19, doença causada pelo coronavírus.
Socorro Guedes, coordenadora regional de imunização, fez ampla explanação sobre a metodologia de trabalho, metas a ser atingidas pelos municípios e públicos alvos da campanha, antecipada, contra a gripe. Para todo o Brasil serão enviadas 75 milhões de doses. A meta a ser atingida é de 90% dos públicos alvos.
Os primeiros a ser vacinados serão os profissionais de saúde e idosos. Os municípios estão sendo orientados a vacinar os idosos casa a casa para evitar grande concentração nas unidades de saúde, evitando que eles fiquem expostos ao coronavírus.
O ACS – Agente Comunitário de Saúde será de suma importância nesse trabalho de campo, fazendo levantamento dos idosos residentes em sua área e a equipe do PSF construindo seu cronograma de visita para realizar a imunização. “À medida que esse grupo for vacinado outros serão atendidos na sequência, crianças, gestantes, puérperas, população privada de liberdade. A recomendação é que somente os idosos sejam vaciados em casa”, explicou Socorro Guedes.
A antecipação da vacina contra influência, que previne contra os três principais vírus da gripe que circularam ano passado, visa facilitar o trabalho dos profissionais de saúde para que possam descartar a influenza na triagem do coronavírus. Apesar da vacina não previnir contra a COVID-19, muita gente já está procurando, querendo saber quando começa a campanha.
Coronavírus
Os coordenadores da Vigilância Epidemiológica ficaram responsáveis de transmitir as informações às equipes da atenção básica, repassadas nesta quinta-feira por Marivalda Xavier, coordenadora regional de epidemiologia. Todos os protocolos, recomendações, notificação de casos suspeitos, coleta para exames laboratorias para o coronavírus foram exuastivamente trabalhados com os municípios.
Marivalda destacou os procedimentos corretos para evitar a disseminação do vírus da COVID-19, sendo bastante eficaz para a redução da propagação, uma boa higienização das mãos com sabão, uso do álcool gel, o distanciamento social, se evitar aglomerações. “São alguns dos protocolos que surtem efeitos bastantes positivos na prevenção ao vírus”, acrescenta.
A 6ª Gerência já se antecipou e vem provocando mudanças na sua rotina, a exemplo do cancelamentos de reuniões com grande número de pessoas em seu auditório. O CEDMEX – Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos também está trabalho de maneira que as pessoas não fiquem muito próximas, obedecendo-se uma distância recomendada para o atendimento e entrada de pequenos grupos para receber a medicação. Os funcionários também fazem uso de EPI.
A gerente regional de saúde, Fernanda Érica, deu ênfase à normativa 01 lançada pelo Estado que recomenda, como principais medidas aos municípios, evitar atividades coletivas, objetivando a redução de cirulação de pessoas; criar o comitê de crise para o coronavírus para monitorar o quadro epidemiológico. “Dentre outras recomendações estão a prescrição, com prazo prolongado, de medicamento de uso contínuo e aintensificação da vacinação contra gripe em idosos, que devem ser imunizados em suas residências. Muito importante que as equipes de saúde sejam multiplicadoras de informações com a comunidade, algo muito importante na prevenção”, acrescentou Fernanda.
Marcos Nascimento / Assessoria
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 37°