
Na noite desta segunda-feira, dia 09, aconteceu um protesto em frente ao Pronto Atendimento Maria Marques, localizado na Rua Manoel Mota, Bairro do Jatobá, em Patos. O ato foi contra a decisão da Secretaria Municipal de Saúde de Patos que, diante de irregularidades detectadas pela Agência de Vigilância Sanitária do Estado da Paraíba (AGEVISA), decidiu fechar o Pronto Atendimento e colocá-lo para funcionar apenas como Unidade Básica de Saúde.
O protesto contou com a participação da União Municipal das Associações Comunitárias Rurais e Urbanas de Patos (UMAC), Conselho Distrital Sul da Saúde, com a associação dos moradores do Bairro Jatobá, movimentos populares, além de vários cidadãos indignados desde o fechamento do PA Maria Marques que dificultou o acesso da saúde para questões além da Unidade Básica de Saúde, pois no local se realizava internações intermediárias, aplicação de injetáveis e nebulizações, dentre outros atendimentos.
A comunidade pede que sejam atendidas as exigências da AGEVISA e dos demais órgãos fiscalizadores e logo após essa readequação, o PA Maria Marques seja reaberto como funcionava anteriormente a decisão da Secretaria de Saúde do Município de Patos. Os funcionários efetivos do PA já foram transferidos para outros setores e apenas os demais ficaram para atender como UBS.

O secretário de Saúde do Município de Patos, Dr. Umberto Joubert, relatou que as pessoas que precisarem de atendimento de urgência devem se deslocar para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Bairro Liberdade. O secretário comentou que todas as noites haverá um médico para atender a população e nos casos de outros procedimentos devem ser deslocados para a UPA.
Os cidadãos do grande Bairro Jatobá e das suas adjacências, dizem que isso dificultou o acesso a saúde e não levou em consideração a distância das pessoas pobres e que devem criar uma superlotação na UPA.
Jozivan Antero – Patosonline.com
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°