A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Patos, Samara Marques, vem a público esclarecer que a cidade de Patos estava com 3 casos confirmados para o Covid 19, conforme boletim divulgado no dia 8 de abril (quarta), mas que ontem, dia 9 de abril (quinta), aumento para 4 casos confirmados de acordo com o boletim epidemiológico do estado.
O surgimento de um novo caso no prazo de 24 horas gerou dúvidas em algumas pessoas, e até mesmo nos meios de imprensa. Portanto, a coordenadora Samara Marques explicou que neste momento é comum o aumento rápido de confirmações para o Covid 19, tendo em vista a fase atual de aceleração da pandemia.
“Entramos numa fase de aceleração onde os casos irão aparecer comumente. Então, esse boletim de ontem com quatro casos confirmados, pode ser que hoje a noite mude e aumente o quantitativo dos casos de Patos”, frisou.
Em relação ao trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica, Samara Marques disse que os pacientes com diagnóstico confirmado estão sendo colocados em isolamento familiar e sendo acompanhados durante toda a quarentena.
“Alguns desses pacientes que saíram o resultado, inclusive a quarentena já acabou, e já tiveram alta”, destacou.
Ainda sobre o surgimento de novos casos na cidade de Patos, Samara informou que as confirmações se referem a pacientes acompanhados há 15 ou 20 dias, mas que só agora tiveram a confirmação devido à grande demanda que o laboratório central já vinha cumprindo.
E reafirmou:
“Em uma pandemia é normal que o número de casos aumente todos os dias, ainda mais com a celeridade que o laboratório central está dando para emitir os resultados”.
Monitoramento por parte do município
A saúde municipal está monitorando os casos suspeitos leves, e ainda tendo conhecimento dos casos que dão entrada no hospital regional.
Além disso, as barreiras sanitárias estão acontecendo diariamente no Rodoshopping e principais entradas da cidade de Patos.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município também lembrou que é muito importante a população ter ciência e consciência de procurar as unidades de saúde referenciais ou a UPA, em caso de alguma suspeita.
Samara Marques ainda colocou que a população mais consciente sabe procurar o serviço adequado para cada caso ou sintoma, e que é neste sentido de orientar que a saúde municipal também vem trabalhando.
Desta forma, os casos tendem a surgir quando a população faz sua parte e busca os equipamentos de saúde.
Coordecom
Luto! Patoense Adriana Gomes morre aos 37 anos, após luta contra o câncer
Luto! Jovem de São José do Bonfim, Rodrigo Aires Pires Perônico, morre aos 28 anos
Serviço Prefeitura de Patos atende requerimento do vereador Galeguinho da Van para iluminação da passagem molhada do assentamento Patativa do Assaré e do Sítio Passagem da Lama
Crítica OAB Patos critica resoluções do TJPB e aponta prejuízos ao acesso à Justiça no Sertão com transferência da Vara de Execução Penal para Sousa
Atuação Vereador Junior Contigo participa da posse do presidente interino na Câmara de Patos
Relatorio STTRANS divulga relatório dos sinistros de trânsito em Patos durante o ano de 2025
Avanços Construção do Hospital de Trauma do Sertão em Patos reforça avanços da parceria entre Governo da Paraíba e Governo Federal
Alfabetização Educação: Patos alcança marca histórica com 92% de alunos do 2º ano alfabetizados e fluentes em 2025
Em recuperação Jornalista Marcos Oliveira passa por cirurgia e se recupera bem após procedimento na vesícula Mín. 21° Máx. 37°