A coordenadora geral da Unidade de Pronto Atendimento Dr. Otávio Pires (UPA/Patos 24 horas), Tássia Rangel Soares, disse que devido ao número crescente de pacientes com sintomas respiratórios nos últimos quatro meses, achou prudente fazer um levantamento para informar e alertar a população sobre a problemática do coronavírus na cidade de Patos, e consequentemente sobre a importância dos cuidados básicos a exemplo do uso de máscaras e do isolamento social.
Em janeiro deste ano os atendimentos de pacientes com sintomas respiratórios tiveram o percentual de 6%, em fevereiro subiu para 13%, em março 17%, e em abril o percentual deu uma reduzida para 13%, porém, nos últimos dias a procura de atendimento por esses pacientes tem sido intensa, confirmou Tássia.
“Percebemos agora no final de abril e início de maio, um aumento na procura dos pacientes com sintomas respiratórios, seja ele morado a grave”, ressaltou.
Ainda de acordo com a coordenadora geral da UPA, nesse último sábado, dia 2 de maio, o serviço registrou 25 atendimentos a pacientes com sintomas respiratórios moderados e graves. Um desses pacientes em estado grave teve que ser intubado e posteriormente foi transferido para o Complexo Hospitalar Regional de Patos.
Casos positivos para o Covid-19 e óbito
Na quinta-feira, dia 23 de abril, uma paciente deu entrada na UPA em estado grave, foi intubada e passou três dias aguardando vaga no Complexo Hospitalar Regional de Patos. Após realização de teste já no regional, o resultado foi positivo para o Covid-19.
Na segunda-feira, dia 27 de abril, a UPA recebeu mais uma paciente em estado grave, sendo que a equipe de plantão conseguiu estabilizar o quadro sem que houvesse a necessidade de intubação. Após exame no hospital de Patos, o teste também deu positivo para o Covid-19. Devido à gravidade do quadro apresentado, no dia seguinte a paciente veio a óbito ainda naquela unidade de saúde.
Quando procurar a UPA?
Tássia Rangel afirmou que do final de abril para início de maio o aumento de pacientes com sintomas respiratórios tem aumentado de forma significativa.
Ela explicou que os pacientes devem se dirigir até a UPA quando apresentar sintomas moderados ou graves, a exemplo de febre por vários dias, tosse persistente e dificuldade para respirar.
Os pacientes com sintomas leves devem procurar o Pronto Atendimento Maria Marques (PA Maria Marques), ou as unidades de saúde âncoras: UBS Solon Medeiros (Salgadinho), UBS Horácio Nóbrega (São Sebastião), UBS Metódio Leitão (Monte Castelo) e UBS Domiciano Vieira (Maternidade).
Alerta à população
Tássia ainda alertou a população para que o isolamento social seja ainda mais rígido nesta semana que se inicia, e recomendou o uso de máscara de proteção para aquelas pessoas que precisam sair de casa.
Ela acredita que o aumento de pacientes com sintomas respiratórios indica que a doença está chegando ao pico, provavelmente nesta primeira semana de maio, e que as pessoas devem ter consciência acima de tudo para minimizar a proliferação do vírus.
Atendimentos dos últimos 4 meses:
*Janeiro-2020*
4.138 atendimentos médicos
Sintomas respiratórios = 253 (6%)
*Fevereiro-2020*
4.915 atendimentos médicos
Sintomas respiratórios = 618 (13%)
*Março-2020*
3.477 atendimentos médicos
Sintomas respiratórios – 587 (17%)
*Abril-2020*
1.462 atendimentos médicos
Sintomas respiratórios – 188 (13%)
Coordecom
Serviço Prefeitura de Patos atende requerimento do vereador Galeguinho da Van para iluminação da passagem molhada do assentamento Patativa do Assaré e do Sítio Passagem da Lama
Crítica OAB Patos critica resoluções do TJPB e aponta prejuízos ao acesso à Justiça no Sertão com transferência da Vara de Execução Penal para Sousa
Atuação Vereador Junior Contigo participa da posse do presidente interino na Câmara de Patos
Relatorio STTRANS divulga relatório dos sinistros de trânsito em Patos durante o ano de 2025
Avanços Construção do Hospital de Trauma do Sertão em Patos reforça avanços da parceria entre Governo da Paraíba e Governo Federal
Alfabetização Educação: Patos alcança marca histórica com 92% de alunos do 2º ano alfabetizados e fluentes em 2025
Em recuperação Jornalista Marcos Oliveira passa por cirurgia e se recupera bem após procedimento na vesícula
Remoção de árvore SEMADS confirma retirada de craibeira centenária no Centro de Patos após laudo técnico
Susto Incêndio em poste após chuva assusta moradores e causa transtornos no bairro Maternidade, em Patos Mín. 22° Máx. 36°