Sábado, 12 de Outubro de 2024
UNIFIP
Dr. Jeann Santiago
Banner Dra Rhaissa
Onco Patos
Locais Locais

Familiares buscam sensibilidade do poder judiciário diante dos casos de apenados com doenças crônicas nos presídios da cidade de Patos

06/05/2020 às 14h52
Por: PATOS ONLINE Fonte: Jozivan Antero – Patosonline.com
Compartilhe:

A reportagem do Patosonline.com atendeu solicitação de uma família que tem um filho cumprindo pena no Presídio Procurador Romero Nóbrega, em Patos. Na manhã desta quarta-feira, dia 06, o pai pediu para que se tornasse público que alguns apenados, incluindo seu filho, são portadores de doenças crônicas e estão em desespero diante da revelação do segundo caso do novo coronavírus, COVID – 19, no presídio.

O pai, que pediu para não ser identificado, disse que seu filho mora em Patos, tem residência fixa, não cometeu crime hediondo e não representa perigo para a sociedade, porém, o advogado tem feito pedido para que ele responda a pena, nem que seja temporariamente, em sua casa com prisão domiciliar. “Ele pode usar tornozeleira. Meu filho vai acabar morrendo de agravamento da saúde de tanto medo de pegar esse coronavírus. A justiça já viu vários casos, mas aqui em Patos o juiz não tem dado atenção aos pedidos dos advogados”, relatou o pai.

Uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), expedida no dia 17 de março de 2020, recomenda que juízes concedam o direito à prisão domiciliar para apenados do grupo de risco. No Brasil, mais de 30 mil conseguiram o direito, porém, em Patos, a situação é muito abaixo da necessidade tendo em vista a pandemia, mesmo com o Presídio Procurador Romero Nóbrega tendo dois casos de COVID - 19 confirmados.

A reportagem ouviu o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Patos (OAB/Patos), Dr. Fred Igor. O advogado relatou que cerca de 30 apenados, através dos seus representantes legais, conseguiram decisões judiciais para que sejam cumpridas prisões domiciliares. Dr. Fred ainda complementou que vai fazer contato com o diretor do presidio masculino e também do feminino para que seja feito um levantamento dos casos. “Irei em busca de falar também com o Promotor Dr. Uirassu Medeiros, pois ele pode contribuir com a discussão para o caso. Vários advogados já buscaram a OAB/Patos para tal discussão”, afirmou Dr. Fred Igor.


Jozivan Antero – Patosonline.com

Continua após a publicidade
Patos, PB Atualizado às 16h06 - Fonte: ClimaTempo
35°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 36°

Dom 37°C 22°C
Seg 36°C 22°C
Ter 35°C 22°C
Qua 33°C 22°C
Qui 35°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras