Quarta, 27 de Novembro de 2024
UNIFIP
Banner Dra Priscylla
Banner Hmais Onco
Banner Dr Romulo
Banner Dra Rhaissa
Banner Clima Sublime
Banner Topazio Tintas
Brasil Brasil

Coronavírus matou 10 mil brasileiros em 53 dias

09/05/2020 às 18h06
Por: PATOS ONLINE Fonte: CNN Brasil
Compartilhe:

Cinquenta e três dias depois de confirmar a primeira morte pelo novo coronavírus, o país perdeu, até esta sexta-feira (8), 10.020 brasileiros mortos por complicações da nova doença, segundo apuração da CNN com as secretarias estaduais.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Entretanto, a voracidade com que a pandemia, que não tem tratamento, cura ou vacina, avança sobre os brasileiros não dá sinais de que vai perder a força. Pelo contrário.

Sua trajetória vem se acelerando e aumentou a velocidade 37% de quinta para sexta. O número foi atingido no dia em que 830 mortes foram registradas pela OMS, com dados tabulados pela universidade Johns Hopkins. O país atingiu 146.973 infectados. Com a subnotificação, esses números estão muito abaixo da realidade.

Continua após a publicidade
Banner Auto Escola VIP

Nesta pandemia em que "navegamos às cegas", como já afirmou o ministro da Saúde Nelson Teich, o Brasil é o país que menos conhece sua própria curva. Até  6 de maio, o país realizou somente 311 mil exames para o coronavírus desde o início da epidemia.

Para termos um parâmetro, a Alemanha realiza 500 mil testes por semana. Dos oito países com maior quantidade de casos no mundo, o Brasil é o que está em pior situação em relação ao número de testes por mil habitantes. Itália (38,3 por 1000), Alemanha (32,8 por 1000) e Rússia (31,7 por 1000) apresentam os indicadores mais altos, segundo o Observatório Covid-19 BR em nota técnica divulgada ontem.

Continua após a publicidade
Banner Dr Romulo

Com seu rastro esfriando a cada dia em meio à falta crônica de testes e atrasos e filas dos que são feitos, a Covid-19 se espalha em silêncio, antes dos sintomas. Ela se interioriza, já circula em municípios onde mora 85% da população e alcança pessoas cada vez mais distantes da chance de receber suporte respiratório caso tenham seus pulmões interditados pelo vírus.

Seis estados do Brasil têm 90% ou mais de ocupação em suas UTIs, o que os coloca muito próximos do colapso no sistema de saúde.

Muitas vítimas perderam suas vidas sufocadas, sozinhas, sem direito a uma despedida afetuosa dos familiares. Ao lado destas há outros tantos que também perderam a vida, mas com uma angústia a mais: não tiveram nem a oportunidade de integrar as estatísticas de morte por Covid-19. As famílias ficaram sem a certeza de se tinham ou não a nova doença.

Esses casos são os casos de mortos com suspeita de Covid-19, mas enterrados com registro de pneumonia, gripe, síndrome respiratória aguda grave, com o teste para o novo vírus ainda por sair.

De fevereiro a maio, foram 12% a mais de mortos por insuficiência respiratória do que o ano passado. De pneumonia, 6% a mais, segundo dados dos cartórios, que chegam com um atraso de no mínimo 14 e até hoje atualizam registros ainda de 2018.

Enterrados em grupo, às vezes à noite, caixão fechado e 10 minutos de sepultamento, algo totalmente fora das tradições, seja em valas comuns ou em cemitérios prestes também a colapsar em capacidade. Assim perdemos 10 mil brasileiros.

CNN Brasil

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 20h07 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempo limpo

Mín. 22° Máx. 37°

Qui 37°C 22°C
Sex 38°C 22°C
Sáb 36°C 23°C
Dom 37°C 23°C
Seg 37°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras