Mais 45,2 mil testes rápidos de Covid-19 são distribuídos para os municípios paraibanos nesta segunda (11) e terça-feira (12). Para esta semana, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) ainda aguarda a chegada de mais 110 mil novos testes.
Seguindo orientações do Guia da Vigilância Epidemiológica, os testes devem ser usados como uma ferramenta para auxílio do diagnóstico da Covid-19.
De acordo com a secretária executiva de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, são dois tipos de testes rápidos encaminhados: o SARS-CoV-2 Antibodytest, direcionado para os profissionais da saúde, segurança pública, familiares sintomáticos e população idosa com diagnóstico de síndrome gripal; e o Kit MedTestCoronavirus (Covid-19) IgG/IgM, direcionado para o restante da população.
Para a distribuição das unidades, a SES afirma que utiliza critérios como o número de fichas e-SUS VE abertas no sistema por município de residência, o número de idosos positivos para Covid-19 nos territórios onde se concentram o maior número de casos positivos e os municípios que ainda não estavam com testes disponíveis para os profissionais de saúde e segurança.
São testes qualitativos para triagem e auxílio diagnóstico, porém apresentam limitações. Para pacientes dos teste SARS-CoV-2 Antibodytest, o exame deve ser feito a partir do 10º (décimo) dia do início dos sintomas. Já o Kit MedTestCoronavirus (Covid-19) deve ser aplicado a partir do 8º (oitavo) dia do início dos sintomas. Isso acontece porque é necessário que o caso suspeito ou contato de caso confirmado de Covid-19 espere esse tempo para que o sistema imunológico possa produzir anticorpos em quantidade suficiente para ser detectado pelo teste.
G1/PB
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 37°