A operação Onça D'água em uma inspeção nesta quinta-feira, dia 14, próximo ao açude do Jatobá, em Patos, identificou uma irregularidade, com desvio de água, inclusive com redes de distribuição fora dos padrões normativos, estabelecidos pela Agência de Regulamentação.
De acordo com pessoas no local, a rede clandestina estava ligada para abastecer algumas casas após as águas do açude Jatobá, o que foi desfeita pelos funcionários da Cagepa, que faziam inspeção no local. Foram ligações feitas pelos próprios moradores, sem autorização da Cagepa, que agora terão que responder na polícia e na justiça.
As operações da Cagepa tem o apoio do aparato de segurança, e serão feitas constantes em Patos e outras cidades, atendidas pela Regional das Espinharas.
Sempre quando a fraude é comprovada, o responsável pelo crime é denunciado as autoridades policiais, onde se abre um boletim de ocorrência e o flagrante, se constatado.
Em caso de crime por desvio de água, o responsável é autuado por furto qualificado, com direito ao pagamento de fiança. A pena prevista para esses casos, além de uma multa, é de um a quatro anos, podendo chegar a oito anos de prisão.
Além de responder criminalmente pela fraude, o responsável pelo imóvel é obrigado a fazer o pagamento a Cagepa, retroativo ao volume de água usada irregularmente. O mesmo também vale para a taxa de esgoto.
A Cagepa alerta ainda, que as blitzes foram intensificadas em virtude da falta d'água localizadas em alguns bairros de Patos, e segundo a gerência das Espinharas tem o objetivo de combater o desperdício.
De acordo com a gerência de Patos, as fraudes ocorrem, na maioria dos vezes, na adulteração do hidrômetro.
A Cagepa pede que a população denuncie casos suspeitos, até porque este tipo de crime interfere diretamente no abastecimento das pessoas que cumprem com suas obrigações.








Assessoria
Relatorio STTRANS divulga relatório dos sinistros de trânsito em Patos durante o ano de 2025
Avanços Construção do Hospital de Trauma do Sertão em Patos reforça avanços da parceria entre Governo da Paraíba e Governo Federal
Alfabetização Educação: Patos alcança marca histórica com 92% de alunos do 2º ano alfabetizados e fluentes em 2025
Em recuperação Jornalista Marcos Oliveira passa por cirurgia e se recupera bem após procedimento na vesícula
Remoção de árvore SEMADS confirma retirada de craibeira centenária no Centro de Patos após laudo técnico
Susto Incêndio em poste após chuva assusta moradores e causa transtornos no bairro Maternidade, em Patos
Chuvas em 2026 Barragem da Farinha opera em nível crítico e renova esperança de recarga com previsão de chuvas
EMPREENDER-PB Patos é contemplada no 2º Ciclo do Empreender PB com crédito para pequenos empreendedores
Denúncia Falta de fórmula infantil Pregomin Pepti preocupa pais e responsáveis em Patos; secretaria afirma que licitação está em andamento Mín. 22° Máx. 36°