Quarta, 11 de Fevereiro de 2026
UNIFIP
Banner Nissa Niscar PB
Banner Dr Romulo
Banner Vera Cruz Topo
Regional Regional

Prefeito de Campina Grande autoriza uso de hidroxicloroquina em pacientes no estágio inicial da Covid-19

15/05/2020 às 12h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: G1/PB
Compartilhe:

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, pediu que a Secretaria de Saúde do Município implantasse um protocolo que prevê prescrição da hidroxicloroquina em pacientes com estágio inicial da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. De acordo com a prefeitura, o gestor consultou especialistas e se entusiasmou com possíveis vantagens para pacientes e para o sistema de saúde municipal.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

O remédio é usado comumente para tratamento de malária. Ainda não há evidências científicas que apontem a eficácia em casos de infecções por coronavírus.

A adoção de um novo protocolo que prevê a prescrição da hidroxicloroquina em pacientes com estágio inicial da Covid-19 foi decidida após uma reunião do prefeito com o secretário de Saúde, Filipe Reul, em que foi decidido que o medicamento seria utilizado no tratamento das pessoas com sintomas suspeitos ou infectadas pelo novo coronavirus, em Campina Grande.

Segundo o prefeito, o uso do medicamento pode diminuir o risco de colapso no sistema de saúde do município.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

De acordo com a Secretaria de Saúde, as pessoas com sintomas de Covid-19 que procurarem a Unidade de Pronto Atendimento (Upa) do bairro Alto Branco passarão a ser tratadas, nessa fase inicial, com um coquetel de medicamentos que inclui a hidroxicloroquina. Mesmo seguindo para o próximo estágio no fluxo de atendimento, que é a internação no Hospital Pedro I, no bairro de São José , o paciente continuará a ser medicado com o coquetel, sendo liberado para casa sob monitoramento da equipe da Saúde Municipal.

Recentemente, o ministro da Saúde, Nelson Teich, alertou sobre riscos da cloroquina no tratamento da Covid-19. Teich escreveu em sua conta de uma rede social, na terça-feira (12), que a cloroquina apresenta efeitos colaterais e que a prescrição deve ser feita em comum acordo entre paciente e médico. Um dos principais efeitos colaterais do remédio são complicações cardíacas. Além disso, duas pesquisas internacionais realizadas com mais de 1.300 pacientes mostraram que a cloroquina e a hidroxicloroquina não têm eficácia contra a Covid-19.

Segundo o secretário de Saúde de Campina Grande, a aplicação do coquetel só ocorrerá com base em alguns critérios, que levam em conta a não inclusão das grávidas, cardiopatas e outras condições especiais de saúde dos pacientes.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

G1/PB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 12h01 - Fonte: ClimaTempo
33°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 35°

Qui 33°C 24°C
Sex 31°C 22°C
Sáb 33°C 24°C
Dom 32°C 23°C
Seg 31°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras