Com centenas de trabalhadores, o Guedes Supermercado está entre os serviços essenciais e, portanto, sujeito aos problemas decorrentes da dificuldade de manter seu padrão de atendimento diante da pandemia do novo coronavírus, COVID – 19. São centenas de trabalhadores e milhares de clientes recebidos pela empresa que tem quase 50 anos de fundação em Patos.
A empresa foi uma das primeiras a adotar medidas sanitárias e seguir melhorando cada vez a forma de lidar com o inimigo invisível, que tem causado dor e sofrimento em todo o mundo. O Guedes Supermercado também foi o primeiro a ter um trabalhador como vítima fatal da doença, desde então, o alerta foi redobrado. Ana Maria era muito querida na empresa e todos sentiram sua morte.
A adoção de medidas ainda mais rígidas passou a ser exigida pela direção da empresa. Entre as normas cotidianas, destaque para a desinfecção diária da parte interna e externa; tapete sanitizante na entrada; controle de fluxo com uso disponibilizado de álcool em gel para todos os clientes ingressos no prédio; uso obrigatório de máscaras para trabalhadores e visitantes; barreira de acrílico em todos os caixas e demais setores; higienização de carrinhos, dentre ações acompanhadas pela Secretaria de Vigilância Sanitária do Município de Patos.

Uma medida bastante prudente da direção do Grupo Guedes também foi a de afastar, sem prejuízo do vínculo empregatício, todos os trabalhadores com sintomas gripais. Com isso, o trabalhador pode se cuidar e manter a segurança dele e de todos do seu convívio, caso positivo para COVID – 19, se tratar. Alguns comerciários venceram a doença e aguardam exames do tipo IGG e IGM para retornar ao trabalho.
Neste sábado, dia 23, boatos circularam em redes sociais dando conta de que funcionários estariam trabalhando doentes. A reportagem fez contato direto com a direção do Grupo Guedes e até com trabalhadores para buscar a verdade. Tais comentários foram rechaçados e se comprovou tratarem-se de informações mentirosas. A direção relatou já ter recebido tal FAKE e lamentou profundamente o boato maldoso.
O chefe da Vigilância Sanitária do Município de Patos, João Paulo Lacerda, disse que o Guedes Supermercado e o Guedes Shopping vem sendo destaque nos métodos usados para prevenção para saúde dos seus clientes e trabalhadores. A parceria entre o Guedes Shopping e a Caixa Econômica Federal, que recebe milhares de pessoas em busca de inúmeros serviços, também foi elogiada. “Nós temos feito esse trabalho de acompanhamento e orientação, não só lá, mas em todos os supermercados para que todos tenham a segurança de frequentar. No Guedes estão se tomando medidas pioneiras...”, relatou João Paulo.
O médico Dr. Pedro Augusto Dias Timóteo, médico do Hospital Regional de Patos e que vem lidando diretamente com pacientes acometidos pelo COVID – 19, parabenizou o Grupo Guedes e pediu para que outras empresas sigam esse exemplo. Dr. Pedro vem acompanhando e se disse surpreso com a FAKE que circulou nas redes sociais.
OUÇA entrevista de João Paulo Lacerda (Vigilância Sanitária do Município de Patos):
OUÇA Dr. Pedro Augusto Dias Timóteo:
Jozivan Antero – Patosonline.com
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 37°