O médico patologista Dr. André Luiz de Oliveira, que tem residência médica em patologia clínica e medicina laboratorial pelo Hospital Albert Einstein (São Paulo), com larga experiência em diagnóstico, além de ser diretor do Laboratório Maurílio de Almeida, em Patos, concedeu entrevista no final da tarde desta quinta-feira, dia 04, ao Programa Polêmica, levado ao ar pela Rádio Espinharas FM 97,9.
Dr. André Luiz foi convidado para esclarecer as dúvidas mais relevantes diante da pandemia do novo coronavírus, COVID – 19. Várias pessoas estão preocupadas com exames clínicos que confirmam a doença e também após ficarem curadas e não apresentarem mais sintomas algum. Dr. André falou sobre testes rápidos, exame IGG e IGM, casos assintomáticos, necessidade de testagem em massa e outros assuntos.
O médico patologista se mostrou preocupado com o número de pacientes assintomáticos, ou seja, aqueles que tem a COVID – 19, porém, não apresentam sintomas e colocam as pessoas do seu convívio em risco de contaminação. As falhas nos testes rápidos, de acordo com Dr. André, dizem respeito ao tempo de encubação do vírus no paciente acometido. O médico relatou que o exame mais eficaz é mesmo o sorológico.
Perguntado sobre o exame IGG e IGM, aquele que é mais eficaz na detecção do vírus ativo no organismo e se o paciente considerado curado já não é mais um transmissor em potencial, o médico orientou sua realização, porém, devido ao custo, nem todos podem realizar. Dr. André relatou que mesmo o paciente que não apresentar mais nenhum sintoma após o período considerado de cura, se faz necessária a quarentena por precaução.
O Município de São José do Sabugi, sertão paraibano, recebeu elogios ao realizar teste em massa para pacientes vulneráveis e aplicar cuidados mais específicos para essas pessoas. Dr. André Luiz falou da importância do isolamento social e dos cuidados necessários para evitar problemas maiores na saúde dos pacientes acometidos pela COVID – 19.
OUÇA entrevista na íntegra:
Jozivan Antero – Patosonline.com
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 37°