Paraíba figura entre os estados que tomaram medidas de contenção precoce em relação ao novo coronavírus (Covid -19). Passados quase três meses de crise, além de apresentar a taxa de letalidade menos que a metade da média nacional, o estado também tem a segunda menor taxa de ocupação de leitos de UTI no Nordeste. Dentre as medidas que possibilitaram os resultados do combate à pandemia, está uma rede dedicada ao tratamento de pacientes com a doença, contratação de profissionais e a ampliação de leitos exclusivos para a Covid.
De acordo com os dados divulgados nesse sábado (13) pelo consórcio de grandes veículos de imprensa do Sudeste do país, o estado com a menor ocupação de leitos é Sergipe, que neste sábado aparecia com 58,9% dos leitos SUS ocupado; a Paraíba surge em segundo lugar com 66%, seguido do Piauí (70,5%), Bahia (74%), Ceará (75,37%), Maranhão (78,5%), Alagoas (84%), Rio Grande do Norte (88%) e Pernambuco (94%).
A Paraíba conta com 12 hospitais exclusivos para a Covid na rede estadual à disposição da população. Desde o início do plano de contingência foram implantados 1200 leitos entre UTIs e enfermarias, de forma progressiva, além da central de regulação exclusiva para pacientes com o novo coronavírus.
De acordo como secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, a estrutura da rede de saúde no estado foi preservada para atender as outras doenças, o que aliado a outras medidas evitou o colapso da rede. “O aumento progressivo de leitos de UTI adulto sendo implementado para atendimento dos paraibanos do litoral ao alto sertão foram ações que levaram a Paraíba a ser um dos raros estados da federação, cuja rede hospitalar não colapsou”, enfatizou.
A Paraíba hoje encontra-se sem fila de espera para pacientes com Covid – 19 e conta com unidades de referência em João Pessoa, Campina Grande, Patos, Cajazeiras, Piancó e Pombal para atender a população paraibana. Os hospitais privados de João Pessoa e Campina Grande operam com uma taxa média de ocupação de 70%.
Confira a tabela do levantamento realizado pelo G1 (encurtador.com.br/pENWY):
Secom-pb
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 37°