Na manhã desta terça-feira, dia 23, a direção do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Patos (UFCG/Patos), fez esclarecimentos sobre a suspensão do atendimento ao público.
A sociedade vem fazendo apelos para que o Hospital Veterinário volte a funcionar, pois, desde o início da pandemia do novo coronavírus, COVID – 19, quando foram suspensas as aulas da UFCG/Patos, o órgão também suspendeu suas atividades e causou problemas aos cidadãos que buscam tratar animais doentes.
A nota relata:
Devemos esclarecer algumas dúvidas a respeito da suspensão das atividades do Hospital Veterinário da UFCG. Queremos contar com o apoio da imprensa para divulgar a toda sociedade de Patos e dos municípios circunvizinhos, além de alguns Estados que fazem fronteira com a Paraíba.
Como é de conhecimento de todos, as atividades acadêmicas presenciais dos cursos da UFCG foram suspensas desde março, em decorrência da pandemia causada pelo Covid-19. Assim, o HVU-CSTR também decidiu por unanimidade dos seus membros do Conselho Hospitalar pelo seu fechamento em prevenção dessa infecção viral que tem causado pânico em muitos países, acreditando na vulnerabilidade de toda comunidade interna e externa que procura os diferentes serviços veterinários oferecidos por esta instituição.
Também sabemos da importância dos serviços prestados pelo hospital veterinário a toda sociedade que nos procura com seus animais de estimação e de produção, mas, infelizmente, atualmente não temos nenhuma estrutura adequada que possamos retornar essas atividades com segurança e evitando a contaminação das pessoas.
Dos 42 hospitais veterinários de instituições públicas de ensino, atualmente, só seis retomaram parcialmente suas atividades veterinárias, atendendo os animais da instituição ou casos de urgências e emergências. Inclusive um desses hospitais precisou suspender novamente suas atividades pela ocorrência internamente de casos de Covid-19. Desta forma, acreditando na importância desses serviços oferecidos a toda comunidade, mas também pensando no risco de infecção de todos que fazem o HV, o Conselho Hospitalar instituiu uma Comissão para avaliar a situação epidemiológica local e regional do Covid-19, traçando medidas de prevenção contra essa pandemia, seguindo as orientações das autoridades públicas mundial, nacional, regional e local, para elaborar um Plano de Contingenciamento para uma futura reabertura das atividades do HVU-CSTR.
É importante lembrar, que essa proposta deverá ser apreciada pelo Conselho Hospitalar e encaminhada à administração superior da UFCG para que possa nos apoiar na readequação das instalações, aquisições de insumos e EPIs. Só disso podemos apresentar uma proposta de retomada parcial e gradativa de algumas atividades deste hospital.
A Direção do HVU-CSTR/UFCG, Patos-PB.
Edição: Jozivan Antero – Patosonline.com
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 37°