A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou, neste sábado, dia 14 de Setembro, uma orientação aos proprietários de barracas que estão trabalhando durante a Festa de Setembro.
De acordo com o Secretário de Meio Ambiente do Município, Silvio Moreira, os barraqueiros foram orientados quanto à separação do lixo em reciclável e não reciclável e a separação do óleo. O objetivo é reduzir a quantidade de materiais que irão para o lixão uma vez que reduzirá o risco de incêndio naquele local.
“A colaboração da população é muito importante para que isso não venha a acontecer. A equipe está passando em cada barraca orientando sobre essa separação. Também foi abordada a coleta do óleo, pois, vão ser disponibilizados tambores que serão distribuídos em locais estratégicos da festa para que não seja derramado óleo nem nos canteiros centrais, nem nos esgotos e nem no meio da rua”, afirmou Silvio.
A Coordenadora de Licenciamento e Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Islânia Carvalho, informou que há uma parceira com a Polícia Ambiental para a fiscalização da poluição sonora no espaço da festa. Segundo ela, a orientação é que os donos de parques e barracas utilizem equipamento de som até meia noite, após isso, eles podem ser autuados.
A equipe da Secretaria do Meio Ambiente que está atuando na festa da padroeira de Nossa Senhora da Guia é formada por Silvio Moreira, Thamires Brito, Felipe Silva de Medeiros (empresa terceirizada), Carlos Lira e Islânia Carvalho.
Além da atuação da Secretaria de Meio Ambiente e Comissão Organizadora da Festa, a Rede de Proteção da Secretaria de Desenvolvimento Social (PETI, CRAS e CREAS) também está atuando no combate ao trabalho infantil.
A tradicional festa de Nossa Senhora da Guia acontece de 14 a 24 de Setembro.
Coordecom
Mín. 21° Máx. 35°