Domingo, 29 de Setembro de 2024
Dr. Jeann Santiago
Onco Patos
UNIFIP
Gerais Gerais

Chuvas em junho ficaram acima da média, na primeira quinzena de julho novas precipitações são esperadas no Semiárido da PB

28/06/2020 às 17h05
Por: PATOS ONLINE Fonte: Portal Ciência em Foco
Compartilhe:

Confirmando a previsão realizada pelo físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira, junho teve chuvas acima da média na maioria das localidades do Cariri, Sertão e Altossertão da Paraíba. Em Patos de acordo com informações repassadas pelo técnico da Empaer Marconi Palmeira, choveu 54,8mm no posto pluviométrico da Embrapa, já no Palmeirão, que também é posto pluviométrico oficial, choveu 56mm, de acordo com a OMM (Organização Meteorológica Mundial), deve-se fazer a média aritmética dos dados, para se obter o índice oficial de chuvas para o município (IOC):

Continua após a publicidade

Dessa forma: (IOC) = (54,8 + 56)/2 = 55,4mm.

Assim, foram observados 55,4mm de chuvas em Patos no mês de junho, sendo que a média de chuvas em junho em Patos é de 24 mm na Embrapa.

Continua após a publicidade
Banner Dra Priscylla

Choveu portanto: 131% acima da média em junho na cidade de Patos.

Previsão do físico Rodrigo Cézar Limeira é de chuvas na primeira quinzena de julho:

Continua após a publicidade
Banner Auto Escola VIP

De acordo com o estudioso, uma onda planetária de energia em altos níveis na atmosfera, associada ao sinal positivo para chuvas da Oscilação Maddem-Juliam deverá atingir as regiões Norte e Nordeste do Brasil na primeira quinzena de julho, e contribuir para a ocorrência de chuvas nas duas regiões, sendo assim o Cariri, Sertão e Altossertão da Paraíba serão beneficiados.

Estudioso prevê chuva acima da média em julho:

Assim como previu chuvas acima da média em maio e junho e suas previsões se confirmaram, o físico Rodrigo Cézar Limeira pravê chuvas acima da média no Semiárido da Paraíba no corrente mês de julho de 2020.

Em Patos, a média pluviométrica em julho é de 8mm na Embrapa, em julho de 2020 de acordo com o estudioso deverá chover mais de 8mm.

Tal conjuntura se deve ao fato das condições oceânicas continuarem favoráveis para chuvas, algo que vem ocorrendo em excesso no Litoral e brejo do Estado. Com isso sobra mais umidade para o interior pontua. Já que maio, junho, julho e agosto simbolizam a quadra chuvosa do leste da Paraíba.

O saldo do período chuvoso de 2020 é muito positivo, já foram contabilizados 1066mm na Embrapa e 1039mm no Palmeirão. Em anos como 2010 e 2013 também choveu acima da média em junho, mas ambos foram anos de seca no Semiárido da PB. Em 2020 choveu acima da média em junho em Patos, e também ao longo de todo o período chuvoso.

Portal Ciência em Foco

Sobre
Patos, PB Atualizado às 15h05 - Fonte: ClimaTempo
37°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 37°

Seg 36°C 22°C
Ter 36°C 20°C
Qua 36°C 21°C
Qui 37°C 22°C
Sex 37°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras