Confirmando a previsão realizada pelo físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira, junho teve chuvas acima da média na maioria das localidades do Cariri, Sertão e Altossertão da Paraíba. Em Patos de acordo com informações repassadas pelo técnico da Empaer Marconi Palmeira, choveu 54,8mm no posto pluviométrico da Embrapa, já no Palmeirão, que também é posto pluviométrico oficial, choveu 56mm, de acordo com a OMM (Organização Meteorológica Mundial), deve-se fazer a média aritmética dos dados, para se obter o índice oficial de chuvas para o município (IOC):
Dessa forma: (IOC) = (54,8 + 56)/2 = 55,4mm.
Assim, foram observados 55,4mm de chuvas em Patos no mês de junho, sendo que a média de chuvas em junho em Patos é de 24 mm na Embrapa.
Choveu portanto: 131% acima da média em junho na cidade de Patos.
Previsão do físico Rodrigo Cézar Limeira é de chuvas na primeira quinzena de julho:
De acordo com o estudioso, uma onda planetária de energia em altos níveis na atmosfera, associada ao sinal positivo para chuvas da Oscilação Maddem-Juliam deverá atingir as regiões Norte e Nordeste do Brasil na primeira quinzena de julho, e contribuir para a ocorrência de chuvas nas duas regiões, sendo assim o Cariri, Sertão e Altossertão da Paraíba serão beneficiados.
Estudioso prevê chuva acima da média em julho:
Assim como previu chuvas acima da média em maio e junho e suas previsões se confirmaram, o físico Rodrigo Cézar Limeira pravê chuvas acima da média no Semiárido da Paraíba no corrente mês de julho de 2020.
Em Patos, a média pluviométrica em julho é de 8mm na Embrapa, em julho de 2020 de acordo com o estudioso deverá chover mais de 8mm.
Tal conjuntura se deve ao fato das condições oceânicas continuarem favoráveis para chuvas, algo que vem ocorrendo em excesso no Litoral e brejo do Estado. Com isso sobra mais umidade para o interior pontua. Já que maio, junho, julho e agosto simbolizam a quadra chuvosa do leste da Paraíba.
O saldo do período chuvoso de 2020 é muito positivo, já foram contabilizados 1066mm na Embrapa e 1039mm no Palmeirão. Em anos como 2010 e 2013 também choveu acima da média em junho, mas ambos foram anos de seca no Semiárido da PB. Em 2020 choveu acima da média em junho em Patos, e também ao longo de todo o período chuvoso.
Portal Ciência em Foco
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 37°