Sexta, 11 de Outubro de 2024
Banner Dra Rhaissa
Dr. Jeann Santiago
Onco Patos
UNIFIP
Locais Locais

A ONG Adota Patos se pronuncia sobre notícia a respeito de mutirões de castração

02/07/2020 às 23h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Ong Adota Patos
Compartilhe:

A ONG Adota Patos vem a público esclarecer alguns fatos noticiados em matéria Jornalística, veiculadas ao site Patosonline em data de 02 de julho de 2020, sobre mutirões de castração que envolvem o nome desta instituição.

Continua após a publicidade

Antes de mais nada, a ong é uma entidade sem fins lucrativos e independente de qualquer vínculo que não seja voltado para a causa animal; Assim como é de conhecimento de toda sociedade patoense e regiões circunvizinhas, nossa causa é estritamente ligada a ações de combate a maus tratos e promoção do bem estar animal, e baseado nisso, temos o projeto "sala de castração" que foi idealizado por todo voluntariado, bem como todos aqueles que de certa forma nos ajudaram doando um pouco para que o sonho fosse idealizado. As parcerias públicas formalmente firmadas até o presente momento, se resumem em algumas ações mútuas entre ong e prefeitura municipal, entretanto, todas sustentadas mediante leis e decretos, que definem até onde se dá o papel de cada instituição.

Recentemente, em 2109, o município foi acionado mediante ação civil publica, pelo Ministério Público, para se posicionar no que tange as políticas públicas relativas as condições de tratamento e acompanhamento de animais na cidade de Patos, nesse contexto inclusive foi assinado um TAC como forma de apresentar ações emergenciais que pudessem mostrar o interesse real de resolver o problema da superpopulação animal e dos animais mantidos no canil municipal. Porém, não foram atendidas nem as medidas emergenciais essenciais, visto que, sendo descumpridas, o município foi notificado e agora corre contra o tempo para não ser condenado em ação civil pública pela negligência e desídia com que trata a causa animal em nossa cidade.

Continua após a publicidade
Banner Dra Rhaissa

É bem verdade que o município cedeu um prédio abandonado e diga-se de passagem, bastante deteriorado, para que a ong pudesse exercer seus projetos, onde ao longo de dois anos foram reformadas partes deste prédio para abrigar a sala de castração. Ainda é verdade que cedeu um veterinário para que fossem realizadas castrações no ambiente idealizado pela ONG Adota Patos. Também cedeu uma motocicleta cargo que estava em desuso pela secretaria de saúde, para transporte de animais de rua para serem castrados no nosso ambiente.

Ademais, toda estrutura de aparato cirúrgico e materiais de uso diário, vem sendo bancado pela ong através de doações e da subvenção devidamente aprovada em Lei, que independe da anuência do gestor, já que é obrigatoriedade pagar os valores devidos conforme determina a ordem legal.

Continua após a publicidade
Banner Reunidas

O projeto está pronto para funcionar e assim segue seu curso interrompido por conta da pandemia. No entanto, de forma informal e indireta, iniciamos alguns pilotos na sala, para determinarmos os parâmetros a serem adotados na rotina das castrações, isso quando voltarmos ao fluxo normal e com todas as garantias sanitárias preconizadas pelo CRMV. Acontece que a matéria veiculada deixa a entender que a iniciativa parte de algum convênio ou parceria formal entre instituições, coisa que não é de fato verdade, tanto que a própria UFCG está de portas fechadas, e mesmo que não estivesse, não é de nosso conhecimento nenhum tipo de parceria e nem vínculo formal no que tange castrações de animais.

A ong Adota Patos deixa bem claro que não está disponibilizando ao público nenhum tipo de serviço de castração, haja vista não ter capacidade técnica e nem física de comportar tamanha demanda na cidade de Patos.
Esclarecemos ainda que nenhum repasse de medicações ou insumos foi repassado aos representantes desta ONG e nem sequer algum tipo de planejamento para realização de castrações.

Diante disso, queremos deixar bem claro que não há uma lisura na forma como foi exposta a matéria e nem tão pouco fomos consultados para esclarecer de que maneira estão sendo colocados em prática os procedimentos naquele ambiente cirúrgico para castração.
Agradecemos a todos a compreensão e deixamos aqui o nosso compromisso de o mais breve possível disponibilizar da melhor maneira os nossos serviços.

Ong Adota Patos

Patos, PB Atualizado às 13h05 - Fonte: ClimaTempo
36°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 36°

Sáb 36°C 20°C
Dom 37°C 22°C
Seg 36°C 22°C
Ter 36°C 22°C
Qua 34°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras