Paciência, destreza e paixão podem definir bem o que fez o patoense Alexsandro Diniz Candeia, conhecido por Alex Cadeia, ter suas verdadeiras obras de arte com figuras de ação customizadas espalhadas pelo mundo. Alex começou a trabalhar como artista plástico em 2013 e não parou mais desde então.

Alex Candeia, 47 anos, é um apaixonado por cinema e, certa vez, foi ver na internet uma figura de ação que era vendida pelo site de venda da empresa multinacional Hot Toys. Adorou o que viu, mas achou o preço caro para sua realidade econômica na época. Como ele tinha habilidade em desenho e pintura, decidiu fazer suas próprias figuras de ação. Para tal, Alex fez cursos para aprender a costurar e modelar.
Morando com sua esposa Rossana Candeia e seus três filhos no Bairro Belo Horizonte, em Patos, Alex tem figuras de ação confeccionadas por ele que já foram vendidas para pessoas de diversas partes do mundo, entre os quais: Estados Unidos, França, Reino Unido, Kuwait, Suécia, Escócia, Chipre, China, Rússia, Grécia, Canadá...por todos os continentes do planeta.

As peças são confeccionadas de forma artesanal e ricas em detalhes minuciosos. A bota desgastada, o charuto surrado, ferramentas, chapéus, armas, coldres, camisas e adereços devem ficar impecáveis. Algumas peças demoram semanas para ficarem prontas, pois o exigente Alex não quer que os itens fujam do olhar crítico. A pintura exige paciência e uma lupa ajuda a não deixar escapar cor dos olhos, rugas de expressão e até cicatrizes.

A oficina de Alex Candeia está montada em sua própria residência, ao lado da Panificadora Vitória. O local ocupa a entrada da casa e é onde o artista se debruça para dar vida aos personagens do imenso universo do cinema mundial. Através do Instagram alex.sandro_2000 você pode ver mais trabalhos do artista e fazer contato.
OUÇA entrevista com Alex Candeia:
















Remoção de árvore SEMADS confirma retirada de craibeira centenária no Centro de Patos após laudo técnico
Susto Incêndio em poste após chuva assusta moradores e causa transtornos no bairro Maternidade, em Patos
Chuvas em 2026 Barragem da Farinha opera em nível crítico e renova esperança de recarga com previsão de chuvas
EMPREENDER-PB Patos é contemplada no 2º Ciclo do Empreender PB com crédito para pequenos empreendedores
Denúncia Falta de fórmula infantil Pregomin Pepti preocupa pais e responsáveis em Patos; secretaria afirma que licitação está em andamento
Doação de Órgãos Hospital Regional de Patos registra primeira doação de coração e múltiplos órgãos da Paraíba em 2026
Espaço infantil Zig Zag aposta no brincar com propósito e se destaca como espaço infantil em Patos
Castração Prefeitura de Patos já castrou mais de 5 mil animais de rua no Centro de Castração e Recuperação
Galeria estourada Moradores denunciam galeria estourada há cerca de três meses no bairro Mutirão, em Patos Mín. 23° Máx. 33°