Alunos da residência multiprofissional da UNIFIP, juntamente com a UBS Ministro Ernani Sátiro, Secretaria de Meio Ambiente, Associação de Coleta Seletiva e Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde e Vigilância Ambiental, realizaram na manhã desta terça-feira (07), no bairro Vila Cavalcante em Patos, uma atividade integrada de conscientização sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti (dengue).
Além de caminhar pelas ruas do bairro de forma organizada e buscando coletar materiais recicláveis como plástico e papelão, o grupo ainda repassou orientações importantes sobre como evitar a proliferação do mosquito, seja lavando periodicamente os reservatórios, ou ainda evitando descartar em quintais e terrenos baldios, materiais como garrafas de plástico e outros que possam acumular água da chuva.
Os agentes de endemias intensificaram as orientações com a distribuição de panfletos e colagem de cartazes em pontos estratégicos do bairro.
O profissional de educação física e residente da UNIFIP, Laurindo Nunes, comentou que a iniciativa partiu da observação no tocante ao crescimento dos casos de dengue, principalmente naquela localidade.
Laurindo enfatizou que a destinação do material coletado também foi uma preocupação da equipe de residentes, que prontamente convidou a Associação de Coleta Seletiva para dar a destinação adequada.
Ieda Xavier Guedes, cirurgiã dentista da UBS Ministro Ernani Sátiro e preceptora da equipe de residentes desta mesma unidade, informou que a ação foi também uma forma de conectar a prática dos residentes com o módulo de Vigilância em Saúde. Ieda também colocou que a parceria deu certo, e mostrou entusiasmo para que outras atividades possam acontecer.
A coordenadora da Vigilância Ambiental, Elisangela Queiroz, esteve presente e considerou como importante a iniciativa, tendo em vista que além de educar as pessoas para destinação correta do lixo, ainda promoveu a prevenção das arboviroses, como zika, dengue e chikungunya.
Quem também participou da mobilização foi o secretário do Meio Ambiente, Silvio Moreira. Ele pontuou que a população pode contribuir com a coleta seletiva do lixo e consequentemente evitar a proliferação das doenças. Silvio explicou ainda que a separação do lixo caseiro e algo fácil de praticar, e que as pessoas podem contribuir com essa medida na promoção da saúde em comunidade.
Ainda participaram da mobilização os residentes Helton Araújo (fonoaudiólogo) e Ana Karla Agripino (psicóloga), bem como a Gerente de Vigilância em Saúde, Samara Marques, a coordenadora da atenção básica, Maria Amiracy Medeiros, e a coordenadora do DGA III, Tamara Rocha.
Segunda atividade
No período da tarde os residentes foram até o galpão onde é feita a coleta seletiva do lixo recolhido em toda a cidade, para realizar um trabalho de orientação. De acordo com o residente Emmanuel de Assis Cunha (veterinário), o momento serviu para repassar cuidados essenciais sobre a presença de animais como cachorro, gato, galinha, pombo, entre outros que podem ocasionar problemas de saúde aos trabalhadores daquele local.
COORDECOM
Remoção de árvore SEMADS confirma retirada de craibeira centenária no Centro de Patos após laudo técnico
Susto Incêndio em poste após chuva assusta moradores e causa transtornos no bairro Maternidade, em Patos
Chuvas em 2026 Barragem da Farinha opera em nível crítico e renova esperança de recarga com previsão de chuvas
EMPREENDER-PB Patos é contemplada no 2º Ciclo do Empreender PB com crédito para pequenos empreendedores
Denúncia Falta de fórmula infantil Pregomin Pepti preocupa pais e responsáveis em Patos; secretaria afirma que licitação está em andamento
Doação de Órgãos Hospital Regional de Patos registra primeira doação de coração e múltiplos órgãos da Paraíba em 2026
Espaço infantil Zig Zag aposta no brincar com propósito e se destaca como espaço infantil em Patos
Castração Prefeitura de Patos já castrou mais de 5 mil animais de rua no Centro de Castração e Recuperação
Galeria estourada Moradores denunciam galeria estourada há cerca de três meses no bairro Mutirão, em Patos Mín. 23° Máx. 33°