Numa UTI o objetivo comum é a recuperação do paciente em tempo hábil, num ambiente físico e psicológico adequados, onde a atitude particular de cada membro da equipe que ali trabalha está orientada para o aproveitamento das facilidades técnicas existentes, aliadas a um bom relacionamento humano. E para um bom trabalho em equipe, deve existir além do espírito de equipe, o respeito mútuo entre os membros da mesma, para que cada um desempenhe harmonicamente o seu papel em área de sua responsabilidade, através da união de conhecimentos, experiências e habilidades. E é justamente para reforçar a importância dessa convergência de atitudes que médicos, enfermeiros, técnicos e fisioterapeutas que atuam na UTI COVID do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, de Patos, estão participando de uma ação cotidiana que atualiza fluxos internos para melhor direcionamento da assistência multiprofissional executada na Unidade de Terapia Intensiva do isolamento COVID da unidade.
A capacitação permanente tem acontecido com todas as equipes plantonistas do setor, de forma diária, explica a Gerente de Enfermagem do CHRDJC, Séfora Cândida Vasconcelos, que junto com o médico responsável técnico pelas UTIS, Dr. Victor Couto e a coordenadora de Enfermagem do setor, Edinelza de Queiroga, conduzem a ação. “É importante ressaltar que está capacitação será realizada com todas as equipes plantonistas do setor, todos os dias, efetivando assim o compromisso da gestão estadual e da gestão local do CHRDJC em garantir aos profissionais que estão na linha de frente, momentos de educação permanente, visando sempre uma assistência integral e equânime ao paciente do isolamento COVID”, destaca Séfora, lembrando que esse trabalho começou a ser desenvolvido nesta terça-feira à noite e acontecerá, permanentemente, daqui em diante.
O Complexo de Patos é uma das unidades de saúde do estado referência no sertão para atendimento de casos de COVID-19. O Hospital dispõe de 20 leitos de UTI COVID mais 30 leitos de Enfermaria. Além de Patos, Pombal, Cajazeiras e Piancó são municípios referência para casos de coronavírus. A diretora geral do Complexo, Liliane Sena, lembra a importância desse atendimento no sertão paraibano. “Ter unidades de referência para casos de Covid no sertão e que usam os protocolos e dispõem de equipamentos que são utilizados em nível nacional para casos desta natureza é uma segurança e tranquilidade para a população que sabe que em caso de necessidade terão acesso ao tratamento adequado, perto de casa”, destaca Liliane.

Assessoria
Remoção de árvore SEMADS confirma retirada de craibeira centenária no Centro de Patos após laudo técnico
Susto Incêndio em poste após chuva assusta moradores e causa transtornos no bairro Maternidade, em Patos
Chuvas em 2026 Barragem da Farinha opera em nível crítico e renova esperança de recarga com previsão de chuvas
EMPREENDER-PB Patos é contemplada no 2º Ciclo do Empreender PB com crédito para pequenos empreendedores
Denúncia Falta de fórmula infantil Pregomin Pepti preocupa pais e responsáveis em Patos; secretaria afirma que licitação está em andamento
Doação de Órgãos Hospital Regional de Patos registra primeira doação de coração e múltiplos órgãos da Paraíba em 2026
Espaço infantil Zig Zag aposta no brincar com propósito e se destaca como espaço infantil em Patos
Castração Prefeitura de Patos já castrou mais de 5 mil animais de rua no Centro de Castração e Recuperação
Galeria estourada Moradores denunciam galeria estourada há cerca de três meses no bairro Mutirão, em Patos Mín. 23° Máx. 33°