O superintendente da Controladoria Geral da União na Paraíba, Severino Queiroz, disse para a imprensa local nesta quinta-feira, dia 9 de julho, que o órgão já enviou para o Ministério Público Federal e Polícia Federal, a lista com os nomes das pessoas que receberam o auxílio emergencial do governo federal, de forma indevida.
“Isso incluindo servidores públicos, pessoas de alto poder aquisitivo, pessoas que possuem carros padrão luxo, que possuem embarcações, enfim. É uma lista enorme de pessoas que apresentam situações de irregularidade em relação ao recebimento do auxilio emergencial”, detalhou.
Ainda segundo informou, a referida lista se aproxima dos trinta mil beneficiários, e os valores pagos indevidamente totalizam aproximadamente 30 milhões de reais.
Os valores pagos indevidamente deverão retornar aos cofres públicos, por meio da devolução a ser feita pelas pessoas que receberam.
Aquelas pessoas que se recusarem a devolver, poderão responder pelo crime de falsidade ideológica, cuja pena prevista vai de 1 a 5 anos de reclusão e multa.
Severino Queiroz também recomendou que essas pessoas efetuem a devolução do dinheiro o quanto antes, acessando o site do Ministério da Cidadania, por meio do endereço: devolucaoauxilioemergencial.cidadania.gov.br, gerando a guia de recolhimento da união, e em seguida fazendo o pagamento.
No que diz respeito às notificações, as pessoas que receberam indevidamente, e que são servidores públicos, serão notificadas através dos seus respectivos órgãos.
Já aquelas pessoas de alto poder aquisitivo serão notificadas diretamente pela CGU, nos e-mails ou telefones, para que providenciem a devolução.
Ouça mais detalhes no áudio que segue.
Matéria por Patosonline.com
Áudio e imagem cedidos por Misael Nóbrega / Notícias da Manhã
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 37°