Através do cruzamento de dados pelo portal da transparência do Governo Federal, a reportagem obteve a lista com todos os nomes dos funcionários da Prefeitura Municipal de Patos que foram beneficiados com a 1ª parcela do auxílio emergencial, diante da pandemia do novo coronavírus, COVID – 19.
A lista contém 20 funcionários efetivos, 31 comissionados e 198 contratados por excepcional interesse da Prefeitura Municipal de Patos. Servidores efetivos com salários que ultrapassa os Três Mil e Seiscentos Reais por mês estão entre os beneficiados. Como todos tem renda mensal fixa, não deveriam estar recebendo o auxílio emergencial.
A reportagem fez contato com pessoas que estão na lista. Alguns relataram que estão providenciando a devolução, outros não responderam e diversos disseram que fizeram o cadastro por serem contratados com salário mínimo e por acharem que tinham direito, pois não havia segurança no emprego, mas vão ver como proceder.
Um levantamento da Controladoria Geral da União na Paraíba (CGU/PB) identificou que 94 secretários municipais no Estado receberam auxílio emergencial. O valor foi entre R$ 600,00 e R$ 1.200,00. A revelação está causando muita polêmica e pode gerar ações judiciais das mais diversas.
Em todo o Brasil, os escândalos em torno de pessoas que não deveriam receber o auxílio emergencial, mas fizeram o cadastro e foram contempladas, tem causado indignação e revelado a fragilidade do sistema criado e também a má fé de brasileiros diante do momento. Milionários receberam enquanto pessoas em vulnerabilidade social foram esquecidas.
A secretária de Desenvolvimento Social do Município de Patos, Mila Nóbrega, disse durante participação no Programa Polêmica, que o Governo Federal “eliminou” a participação das secretarias em todo o país. Diante disso, se criou um sistema falho e sem levar em conta a experiência e os cadastros em cada município.
Jozivan Antero – Patosonline.com
Todas as informações extraídas de portais públicos. Confira nos links abaixo:
http://patos.pb.gov.br/assuntos/portal-da-transparencia








Remoção de árvore SEMADS confirma retirada de craibeira centenária no Centro de Patos após laudo técnico
Susto Incêndio em poste após chuva assusta moradores e causa transtornos no bairro Maternidade, em Patos
Chuvas em 2026 Barragem da Farinha opera em nível crítico e renova esperança de recarga com previsão de chuvas
EMPREENDER-PB Patos é contemplada no 2º Ciclo do Empreender PB com crédito para pequenos empreendedores
Denúncia Falta de fórmula infantil Pregomin Pepti preocupa pais e responsáveis em Patos; secretaria afirma que licitação está em andamento
Doação de Órgãos Hospital Regional de Patos registra primeira doação de coração e múltiplos órgãos da Paraíba em 2026
Espaço infantil Zig Zag aposta no brincar com propósito e se destaca como espaço infantil em Patos
Castração Prefeitura de Patos já castrou mais de 5 mil animais de rua no Centro de Castração e Recuperação
Galeria estourada Moradores denunciam galeria estourada há cerca de três meses no bairro Mutirão, em Patos Mín. 23° Máx. 33°