Diante dos crescentes casos de violência doméstica no período de isolamento social, a Associação de Magistrados Brasileiros - AMB e o Conselho Nacional de Justiça - CNJ criaram a Campanha Sinal Vermelho, voltada para combater esta prática na sociedade.
Segundo a conselheira do CNJ, o objetivo da campanha é oferecer um canal silencioso, permitindo que essas mulheres se identifiquem nesses locais e, a partir daí, sejam ajudadas e tomadas as devidas soluções. É uma atitude relativamente simples, que exige dois gestos apenas: para a vítima, fazer um X nas mãos; para a farmácia, uma ligação.
Apoiadora da campanha, a veredora Nadir Rodrigues aderiu ao movimento como forma de estimular a preservação da vida das mulheres e integrar esta luta.
A parlamentar alertou que é preciso que a sociedade se mobilize pra enfrentar esse grande problema social: " Todas as mulheres que se sentirem ameaçadas ou sofrerem qualquer tipo de violência podem denunciar é essa forma de acolhimento é eficiente para acolher e dar andamento às queixas", explicou.
Dados do aplicativo SOS Mulher PB apontaram que os números de violência contra a mulher aumentaram mais de 100% durante o isolamento social na Paraíba. O maior aumento foi nos meses de fevereiro e março desse ano.
As vítimas podem denunciar os abusos por meio do desenho de um ‘X’ na palma da mão. A vítima pode se dirigir a uma farmácia participante da campanha e mostrar um X vermelho desenhado na palma da mão. Logo os funcionários já entrarão em contato com o 190 para que as medidas sejam tomadas.
Assessoria
Susto Incêndio em poste após chuva assusta moradores e causa transtornos no bairro Maternidade, em Patos
Chuvas em 2026 Barragem da Farinha opera em nível crítico e renova esperança de recarga com previsão de chuvas
EMPREENDER-PB Patos é contemplada no 2º Ciclo do Empreender PB com crédito para pequenos empreendedores
Denúncia Falta de fórmula infantil Pregomin Pepti preocupa pais e responsáveis em Patos; secretaria afirma que licitação está em andamento
Doação de Órgãos Hospital Regional de Patos registra primeira doação de coração e múltiplos órgãos da Paraíba em 2026
Espaço infantil Zig Zag aposta no brincar com propósito e se destaca como espaço infantil em Patos
Castração Prefeitura de Patos já castrou mais de 5 mil animais de rua no Centro de Castração e Recuperação
Galeria estourada Moradores denunciam galeria estourada há cerca de três meses no bairro Mutirão, em Patos
Inspiração Patoense de 12 anos escreve livros infantis e fala sobre amor pela leitura: 'Leio desde a barriga da minha mãe' Mín. 23° Máx. 33°