Aconteceu na manhã de ontem, quarta-feira (15), no auditório Master do UniFip, um encontro de gestores educacionais onde foram debatidas e apresentadas as medidas que estão sendo tomadas por cada setor para o enfrentamento da pandemia, no tocante às aulas remotas e ao possível retorno das aulas presenciais.
Estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Educação, do Conselho Municipal de Educação (CME), da 6ª Gerência de Ensino e Equipe de Biossegurança do Unifip.
Na oportunidade foram debatidos os procedimentos padrões que devem ser adotados de forma protocolar por toda rede educacional, nas esferas pública e privada, para que o retorno dessas aulas seja favorável às questões de educação, mas principalmente de saúde.
A Rede Municipal de Ensino, por exemplo, falou sobre a retomada das aulas de forma remota, e os cuidados que estão sendo tomados para a orientação e capacitação do corpo escolar para vivenciar o momento da melhor forma.
A secretária de Educação de Patos, Socorro Chaves, explicou que para a decisão das aulas remotas na Rede Municipal ser tomada foi feita uma pesquisa com os professores de toda rede, no que diz respeito ao acesso e à disponibilidade de mecanismos que tornassem a feitura dessas aulas possível.
“Para poder tomar essa decisão de colocar aulas remotas nós tivemos que fazer todo um planejamento. Primeiro fizemos uma pesquisa com todo o corpo docente da Rede Municipal. Detectamos que 95% de nossos professores possui seu computador e internet banda larga em casa, todo seu aparato. Contudo, na pesquisa também identificamos que grande porcentagem de nosso alunado não possui esse acesso. Por isso, nossas aulas remotas acontecerão através de vídeos enviados pelo WhatsApp, bem como atividades impressas serão entregues pela escola. Com isso esperamos atingir uma maioria de alunos,” revelou a secretária.
Socorro Chaves comentou ainda sobre uma parceria firmada com o UniFip para o aprimoramento dos professores no uso das tecnologias para a gravação das aulas.
“Recentemente fechamos uma parceria com o UniFip onde sua equipe de Marketing irá fazer uma formação com nossos docentes para aprimorar ainda mais as técnicas usadas por eles para as suas remotas,” finalizou a gestora.

Crédito do áudio e foto de Socorro Chaves: Ascom Unifip
Susto Incêndio em poste após chuva assusta moradores e causa transtornos no bairro Maternidade, em Patos
Chuvas em 2026 Barragem da Farinha opera em nível crítico e renova esperança de recarga com previsão de chuvas
EMPREENDER-PB Patos é contemplada no 2º Ciclo do Empreender PB com crédito para pequenos empreendedores
Denúncia Falta de fórmula infantil Pregomin Pepti preocupa pais e responsáveis em Patos; secretaria afirma que licitação está em andamento
Doação de Órgãos Hospital Regional de Patos registra primeira doação de coração e múltiplos órgãos da Paraíba em 2026
Espaço infantil Zig Zag aposta no brincar com propósito e se destaca como espaço infantil em Patos
Castração Prefeitura de Patos já castrou mais de 5 mil animais de rua no Centro de Castração e Recuperação
Galeria estourada Moradores denunciam galeria estourada há cerca de três meses no bairro Mutirão, em Patos
Inspiração Patoense de 12 anos escreve livros infantis e fala sobre amor pela leitura: 'Leio desde a barriga da minha mãe' Mín. 23° Máx. 33°