Por meios das redes sociais do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), o presidente do conselho, Roberto Magliano, e a infectologista Ana Isabel Fernandes indicaram em live que sintomas parecidos entre a Covid-19 e os causados pelo Aedes aegypti e o risco da automedicação que podem tornar os quadros mais graves.
“Alguns sintomas como a cefaleia são comuns para todas as doenças. Por isso é necessário que os pacientes busquem o diagnóstico correto porque o uso errado de uma medicação pode ser grave para o paciente”, afirmou a infectologista, Ana Isabel Fernandes.
Durante a live, o médico Roberto Magliano citou o caso de uma paciente que fez a automedicação para covid-19, teve complicações decorridas do uso da Azitromicina e acabou perdendo 85% da visão. A jovem, segundo o médico, foi diagnosticada com uma arbovirose.
Análise – O CRM-PB vem acompanhando de perto o uso dos respiradores e leitos de UTIs e Enfermarias instalados e ocupados nos principais serviços de saúde da Paraíba, referência para atendimento a pacientes com Covid-19.
Ao longo dos últimos meses, foram coletadas informações de 19 serviços de saúde públicos e privados, através de um questionário elaborado pelo Conselho. O formulário reúne dados sobre número de leitos, ocupação em UTI e enfermarias, número de altas e óbitos, além da disponibilidade e uso de respiradores e profissionais afastados.
Coordenado pela segunda tesoureira e conselheira, Luciana Cavalcante Trindade, os dados do monitoramento foram coletados, semanalmente, desde o dia 19 de maio, e são exclusivamente relacionados aos casos suspeitos e confirmado de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e Covid-19.
O levantamento reúne informações de serviços de saúde de João Pessoa (Hospital Clementino Fraga, Hospital Nossa Senhora das Neves, Hospital Universitário Lauro Wanderley, Hospital Santa Isabel, Hospital São Luiz e Unimed); de Campina Grande (Clínica Santa Clara, Hospital de Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes e Hospital Pedro I), Cabedelo (Hospital e Maternidade municipal padre Alfredo Barbosa); Santa Rita (Hospital e Maternidade Flávio Ribeiro Coutinho, Hospital Metropolitano e UPA 24h); Bayeux (UPA); Guarabira (UPA e Hospital Regional), Patos (Hospital Regional), Piancó (Hospital Regional) e Cajazeiras (Hospital Regional).
Confira abaixo os dados de respiradores e leitos de UTIs e Enfermarias instalados e ocupados referentes ao período de 19 de maio a 30 de junho das 19 unidades de saúde que responderam aos questionários: http://www.crmpb.org.br/images/stories/Download/monitoramento%20covid-19%20crmpb%2013%20de%20julho.pdf
PBagora
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 37°