As visitais sociais aos reeducandos do sistema prisional da Paraíba voltam a ser presenciais a partir deste sábado (15), de acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). O retorno será gradual e segue medidas de segurança.
De acordo com a Seap, será seguido um plano de retomada específico para o sistema prisional, considerando os decretos estaduais. As visitas sociais não terão contato físico no primeiro momento e será liberada para um visitante por preso com intervalos de 30 dias.
O secretário de Administração Penitenciária, Sérgio Fonseca, declarou que o objetivo do plano de retomada é padronizar os procedimentos para a realização das visitas sociais às pessoas privadas de liberdade com os cuidados em saúde necessários no combate à Covid-19 e tem como público-alvo os policiais penais, diretores de unidades prisionais, servidores, profissionais das equipes de Saúde Prisional, reeducandos e visitantes.
As visitas vão acontecer no pátio da unidade prisional, com ventilação natural, sob a observação de policiais penais. De acordo com a Seap, serão dispostas cadeiras enfileiradas de um lado para os presos e do outro para visitantes em distância mínima de 1,5 metro entre as cadeiras em quaisquer direções.
No intervalo entre a saída de um grupo de visitantes e a entrada de um novo grupo, as cadeiras dispostas para a visitação serão higienizadas, através da utilização de atomizadores, bombas de pulverização ou um procedimento de limpeza equivalente.
Ainda de acordo com o plano, durante toda a realização da visita, a pessoa presa, bem como o visitante, deverão respeitar o uso obrigatório da máscara. No momento da entrada no estabelecimento penal, será verificada a temperatura do visitante e disponibilizado o uso do álcool 70%.
A visitação será suspensa caso os visitantes apresentem sintomas gripais ou estado de febre. Não será permitida a entrada de materiais ou gêneros alimentícios com os visitantes, segundo a Seap.
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 37°