O Tenente Aurélio, do 4º Batalhão do Bombeiro Militar (4º BBM), concedeu entrevista na manhã desta segunda-feira, dia 24, e se mostrou bastante preocupado com o grande crescimento do número de incêndios registrados em terrenos baldios e também em vegetação em Patos e região.
De acordo com Tenente Aurélio, apenas no domingo, dia 23, foram registradas 30 chamadas com pedido de combate ao incêndio em terrenos baldios e vegetação. O soldado do fogo destacou dois grandes incêndios: um ocorrido no Município de São José de Espinharas e outro nas proximidades do Aeroporto Brigadeiro Firmino Ayres, em Patos.
Os bombeiros têm enfrentado muita dificuldade para combater o fogo, pois os incêndios têm ocorrido em locais de difícil acesso. Na vegetação em grandes áreas, os bombeiros não conseguem chegar com suas viaturas e o combate tem sido feito com bombas costais e abafadores, tornando o trabalho extremamente difícil.
A prática de atear fogo em terrenos baldios ou vegetação é crime e está tipificado na Lei Federal 9.605/98, Lei dos Crimes Ambientais. A sociedade pode ajudar a identificar criminosos e denunciar para que as autoridades possam punir tais práticas. A pena é de reclusão e também multa.
Se referindo aos dois grandes incêndios em Patos e São José de Espinharas, Tenente Aurélio disse: “Esses dois incêndios atingiram grande parte da vegetação nativa e estava se aproximando de residência e dos animais. Como o local é de difícil acesso...isso demanda grandes esforços...nós alertamos para que as pessoas não pratiquem queimadas...”.
Patosonline.com
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 37°