O professor Mateus Simões, escreveu nas suas redes sociais, um texto onde faz menção direta ao jovem José Ítalo, que morreu em decorrência de enforcamento no final da tarde do último domingo, dia 23 de agosto. Mateus aproveitou para lançar à sociedade uma reflexão sobre o suicídio do jovem de 29 anos.
O grito de Ítalo
Hoje, as redes sociais da cidade de Patos, bem como das regiões circunvizinhas, pararam e falaram a mesma língua. Ou seja, de norte a sul, o assunto foi o suicídio do jovem Ítalo.
Cheio de vida (ou não), Ítalo dedicava-se à empresa Bella Paulistana, uma panificadora e restaurante localizada no centro da cidade de Patos.
Essas foram as primeiras linhas escritas pelo professor…..
O comentário completo segue abaixo:
“Em seu perfil do Facebook, era notório que o jovem, há tempos, pedia socorro. Hoje, Ítalo acordou disposto a acabar não com a vida, mas com a dor que o consumia. Em um ato de extrema tristeza e falta de forças, o jovem fez uma “Live” enquanto se enforcou. Todos os sonhos de Ítalo foram interrompidos. SIM! - Quem disse que o jovem fez isso para chamar atenção, acertou. Mas entendam: Ítalo, assim como tantos outros suicidas, não queria “chamar atenção”, ele queria chamar a minha, a sua atenção. Ele precisava ser visto, ouvido, notado. Após sua morte, uma sequência de comentários bombardearam as redes sociais em tom de tristeza. A pergunta é única e simplória: quantas vezes perguntaram a Ítalo se ele estava bem, quando estava em nosso meio?. Quantas vezes disseram que ele era importante e amado?. Após a alma desapegar-se do corpo, não faz mais sentido para o suicida ser homenageado. Há muitos “Ítalos” por aqui. Eu sou um Ítalo, você também pode ser. Amem mais, julguem menos, ser julgado dói muito; principalmente quando sua inocência está explícita em você mesmo(a). Por favor, não permitam que outros “Ítalos” tenham esse mesmo fim. E não esqueçam que todos somos passíveis de erros, mas também temos nossos acertos. Observem seus amigos e seus comportamentos, pois, muitas vezes, eles imploram ajuda silenciosamente. Que Deus receba Ítalo em sua morada eterna!”.

BY: @MATHEUS
Texto por Patosonline.com
Doação de Órgãos Hospital Regional de Patos registra primeira doação de coração e múltiplos órgãos da Paraíba em 2026
Espaço infantil Zig Zag aposta no brincar com propósito e se destaca como espaço infantil em Patos
Castração Prefeitura de Patos já castrou mais de 5 mil animais de rua no Centro de Castração e Recuperação
Galeria estourada Moradores denunciam galeria estourada há cerca de três meses no bairro Mutirão, em Patos
Inspiração Patoense de 12 anos escreve livros infantis e fala sobre amor pela leitura: 'Leio desde a barriga da minha mãe'
Novo espaço Casa da Cidadania em Patos ganha novas instalações e passa a funcionar no Shopping Guedes
Solidariedade Servente de pedreiro de Patos realiza mais uma etapa de tratamento de saúde e pede doações; saiba como ajudar
Galeria estourada Moradores do Jatobá denunciam esgoto a céu aberto há mais de uma semana em Patos
Arborização SEMADS intensifica arborização urbana com plantio de mudas em diversos pontos de Patos Mín. 23° Máx. 33°