O Ministério da Saúde ampliou a vacinação contra o sarampo, da população de 20 a 49 anos, para até 31 de agosto, em todo o país.
Na cidade de Patos, o coordenador de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Lindenberg de Lucena, informou que a disponibilidade da vacina contra o sarampo está voltada para a atualização do cartão vacinal.
Ele ressaltou que a dose está sendo aplicada nas pessoas que ainda não buscaram a primeira. As demais pessoas que já tiveram acesso à primeira dose não precisam buscar neste momento. Esse esquema está sendo adotado nas cidades que não apresentam circulação endêmica da doença.
A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde do Município. Portanto, consulte a unidade mais próxima para receber a dose. Caso se depare com a falta da vacina ou qualquer outra situação, a recomendação é para buscar em outra unidade de saúde mais próxima.
As unidades de saúde que estão funcionando como âncoras para atendimentos aos casos de Covid-19 (Metódio Leitão, Rosinha Xavier, Horácio Nóbrega), ainda não estão disponibilizando vacinas. Desta forma, a população deve ficar atenta para buscar em outras mais próximas.
Sarampo
É uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.
Quem está em risco?
Crianças pequenas não vacinadas estão em maior risco de contrair sarampo e de sofrer com suas complicações, entre elas, a morte. Mulheres grávidas não imunizadas também estão em risco. No entanto, qualquer pessoa não imunizada (que não recebeu a vacina ou nunca apresentou a doença) pode se infectar.
Cartão de vacina
O coordenador de Imunização também recomendou que as pessoas utilizem apenas um cartão de vacina, já que desta forma as equipes de saúde da família conseguem fazer um acompanhamento mais fiel do paciente.
Aquelas que não tiveram acesso a outras vacinas também podem procurar as unidades de saúde para atualizar a situação vacinal.
Coordecom
Doação de Órgãos Hospital Regional de Patos registra primeira doação de coração e múltiplos órgãos da Paraíba em 2026
Espaço infantil Zig Zag aposta no brincar com propósito e se destaca como espaço infantil em Patos
Castração Prefeitura de Patos já castrou mais de 5 mil animais de rua no Centro de Castração e Recuperação
Galeria estourada Moradores denunciam galeria estourada há cerca de três meses no bairro Mutirão, em Patos
Inspiração Patoense de 12 anos escreve livros infantis e fala sobre amor pela leitura: 'Leio desde a barriga da minha mãe'
Novo espaço Casa da Cidadania em Patos ganha novas instalações e passa a funcionar no Shopping Guedes
Solidariedade Servente de pedreiro de Patos realiza mais uma etapa de tratamento de saúde e pede doações; saiba como ajudar
Galeria estourada Moradores do Jatobá denunciam esgoto a céu aberto há mais de uma semana em Patos
Arborização SEMADS intensifica arborização urbana com plantio de mudas em diversos pontos de Patos Mín. 23° Máx. 33°