O secretário de Administração do município de Patos, Leônidas Dias Medeiros, falou para a imprensa patoense nessa última quinta-feira (3), para esclarecer alguns pontos no tocante à matéria do G1/PB, que trouxe em destaque uma solicitação do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE), para que seja restabelecida a legalidade do exercício de funções exercidas por uma servidora que atua no Complexo Hospitalar Janduhy Carneiro e dirige o Centro de Reabilitação de Patos (CER).
Leônidas explicou que o próprio Tribunal de Contas menciona que para este caso existe uma solução administrativa, ou seja, a servidora em questão é psicóloga efetiva do município de Patos e presta serviço no Hospital Regional, via Governo do Estado.
Ele justificou que a constituição federal proíbe a acumulação de cargos. Porém, disponibiliza algumas possibilidades para isso. Ou seja, havendo compatibilidade de horário, o servidor ou servidora, pode acumular cargos de professor e também na saúde.
No caso da servidora do município de Patos, que acumula cargo com o estado da Paraíba, e ainda é efetiva no âmbito da saúde municipal, o TCE aponta que não houve incompatibilidade, mas questiona o fato de a mesma estar assumindo uma função de cargo comissionado no CER, da Prefeitura de Patos.
O secretário frisou que o município colocou uma solução administrativa e que o próprio tribunal já acatou. A solução será exonerar a servidora apenas da função de cargo comissionado no CER.
Desta forma, ela continuará nos dois cargos, estadual e municipal, tendo em vista que está acobertada pela constituição federal.
Ouça mais detalhes na entrevista que segue.
Matéria por Patosonline.com
Áudios: Higo de Figueiredo /Rádio Espinharas FM (97,9)
Doação de Órgãos Hospital Regional de Patos registra primeira doação de coração e múltiplos órgãos da Paraíba em 2026
Espaço infantil Zig Zag aposta no brincar com propósito e se destaca como espaço infantil em Patos
Castração Prefeitura de Patos já castrou mais de 5 mil animais de rua no Centro de Castração e Recuperação
Galeria estourada Moradores denunciam galeria estourada há cerca de três meses no bairro Mutirão, em Patos
Inspiração Patoense de 12 anos escreve livros infantis e fala sobre amor pela leitura: 'Leio desde a barriga da minha mãe'
Novo espaço Casa da Cidadania em Patos ganha novas instalações e passa a funcionar no Shopping Guedes
Solidariedade Servente de pedreiro de Patos realiza mais uma etapa de tratamento de saúde e pede doações; saiba como ajudar
Galeria estourada Moradores do Jatobá denunciam esgoto a céu aberto há mais de uma semana em Patos
Arborização SEMADS intensifica arborização urbana com plantio de mudas em diversos pontos de Patos Mín. 22° Máx. 36°