A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, iniciou nesta quarta-feira, dia 14 de Outubro, uma campanha sobre o Dia do Consumo Consciente, celebrado em 15 de Outubro.
Para isso, profissionais da Secretaria de Meio Ambiente estiveram nesta quarta no Supermercado Hiper Queiroz abordando os clientes e apresentando as opções da reutilização de materiais em vidro, papelão, plástico e orgânico.
Rainara Batista, educadora ambiental da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Patos (ASCAP), esclareceu que a escolha do supermercado foi proposital para orientar os consumidores sobre a forma mais adequada de consumo e o pós-consumo.
“Consumir consciente, comprar só o necessário e depois disso, o que fazer, tanto com os recicláveis, os não recicláveis e os orgânicos. Aqui também estamos mostrando que existe a lei sobre a existência da ASCAP, pois, tem gente que não sabe que existe e que essa lei fala que os materiais recicláveis serão destinados, exclusivamente, a associações ou cooperativas. No caso de Patos é a ASCAP. Esses materiais são recolhidos, triturados, processados e comercializados”, explicou Raianara.
A educadora ambiental acrescentou que o material seco é processado através da prensagem, e o orgânico junto com as podas são misturados com as folhas para compostagem.
Já Nathany Alves de Andrade, Coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, frisou que o descarte correto dos recicláveis é importante para evitar o acúmulo desses materiais nos lixões reduzindo o volume e os impactos ambientais.
“Com o volume menor de lixo as queimadas vão ser menores e a emissão de gases através da fumaça vão ser menos ofensivo à saúde humana. Então, a gente espera que as pessoas fiquem bem orientadas e reduzam o volume de lixo a ser descartado e assim, colabore com o pessoal que aproveita esses materiais recicláveis porque é benéfico para eles na questão da produção e da questão financeira”, justificou.
Materiais orgânicos e adubo
O material orgânico pode ser transformado em adubo para as plantas. Por exemplo, cascas de verduras , de legumes ou frutas podem ser levadas para secar ao sol para tirar a umidade, triturar e depois destinar às plantas porque é uma fonte rica de proteínas para o desenvolvimento delas.
Coordecom
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 37°