
O balanço dos serviços do Complexo Hospitalar Regional Dep. Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), referente ao período de 16 a 22 de setembro, registra que a unidade realizou 1.219 atendimentos. Os casos de Urgência e Emergência, que totalizaram 846 atendimentos, nesta última semana, respondem por 69,4% dos atendimentos da unidade que registrou ainda 146 internações e 373 atendimentos ambulatoriais de pacientes oriundos de 75 municípios da região sertaneja. O relatório de serviços prestados aponta ainda que foram realizados 1133 exames radiológicos e 826 exames laboratoriais.
Dos pacientes atendidos vítimas de acidentes de trânsito, os que lideram o ranking são os que pilotavam motocicletas, com 84% das ocorrências, o equivalente a 67 atendimentos, seguidos de acidentes com bicicletas sete casos e de automóvel, com três pessoas atendidas. O hospital registrou 14 ocorrências de casos de pacientes atendidos vítimas de violência, com nove casos oriundos de agressão física, um com ferimento de arma de fogo e outros quatro casos de violência por arma branca.
Das 146 internações registradas no período, 20 delas foram decorrentes de acidentes de moto, outras 17 por problemas de dores abdominais, 14 por causa de procedimentos cirúrgicos, a mesma quantidade por problemas respiratórios e 81 casos que não foram especificados no relatório de atendimento da unidade.
Dos 77 procedimentos cirúrgicos realizados na última semana, a maior parte deles foi de ortopedia, com 31 casos, seguido de cirurgias oncológicas, já que a unidade absorve os pacientes do Hospital do Bem, com um total de 16 casos. Foram feitas ainda 15 cirurgias geral, sete de buco maxilo, seis vascular e uma urológica e outra de otorrino.
A diretora geral do Complexo, Liliane Sena, chama atenção para o elevado número de acidentes de trânsito, especialmente, os que envolvem motocicletas que deixam, na maior parte dos casos, sequelas para a vida toda. “No período em que a gente está comemorando a Semana Nacional do Trânsito vale lembrar que mais de 80% dos acidentados atendidos pelo Complexo, na última semana, foram em decorrência de acidentes de motos e que é preciso fazer uma reflexão sobre prevenção de acidentes e direção segura, a fim de que possamos reduzir o número de intercorrências desta natureza que normalmente são graves e deixam sequelas para o resto da vida”, destaca Liliane.
Assessoria
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°