Na noite desta sexta-feira, dia 24, no 9º andar do Edifício Milindra Center, Centro de Patos, a Educadora Perinatal, doula e terapeuta auricular Itaiany Brito recebeu familiares, amigos e clientes para comemorar a realização do sonho de ter um local para promover o que ela já vem fazendo há vários anos, porém agora dispõe de sala especial para melhorar os serviços já prestados para gestantes e puérperas na região.
Assim concretizou-se o Espaço Cuidado Materno. O ambiente é o primeiro da região a ser criado por quem também tem pioneirismo na prestação do serviço de doula, que vem crescendo cada vez mais priorizando resgatar o protagonismo da mulher em seu parto. Itaiany Brito tem mais de 100 mulheres que receberam sua assistência desde a gestação ao parto e outras centenas que tiveram contato com a experiência e o profissionalismo de Itaiany.

Com o avanço das pesquisas e os resultados concretos de melhoramento proporcionado por doulas durante a gestação, parto e puerpério, ficou cientificamente comprovado que a doula tem tido um papel fundamental na vida das famílias que desejam ter filhos. Elas proporcionam redução de 50% nos índices de cesariana; redução de 25% na duração do trabalho de parto; redução de 60% nos pedidos de analgesia peridural; redução de 30% no uso de analgesia peridural; redução de 40% no uso de ocitocina e redução de 40% no uso de fórceps.

Outros estudos também mostram claramente que a presença da doula no pré-parto e parto trazem benefícios de ordem emocional e psicológica para mãe e bebê, incluindo resultados positivos nas 4ª a 8ª semanas após o parto: aumento no sucesso da amamentação; interação satisfatória entre mãe e bebê; satisfação com a experiência do parto; redução da incidência de depressão pós-parto e diminuição nos estados de ansiedade e baixa auto-estima.
Itaiany Brito relatou que as famílias e mulheres de Patos e região podem encontrar cuidados de mãe para filho e de mãe para mãe. A doula reafirmou que a ideia surgiu através de rodas de conversas com famílias sobre gravidez, pós-parto, puerpério experiências. São quase três anos de assistência e essa trajetória levou a necessidade de criar o Espaço Cuidado Materno, que vai oferecer auxílio para mulheres que desejam ter um parto diferenciado e seguro, irá oferecer cursos de doula, rodas de conversas, curso sobre aleitamento materno e equipes multidisciplinar para ampliar os serviços ofertados.

A doula é um direito da mulher e tal direito está garantido em lei específica em vigor na região de Patos e é uma das recomendações da Organização Mundial de Saúde que reconhece sua eficácia.
Todas as informações sobre o Espaço Cuidado Materno podem ser obtidas pelo telefone (83) 8818 6648 e pelo Instagram @amoddouda @espaco_cuidadomaterno. O local especial irá funcionar de segunda a sexta-feira a partir das 14h00 e também com agendamentos.









Jozivan Antero – Patosonline.com
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°