O fenômeno climático e oceânico La Niña se configurou recentemente na região central do Oceano Pacífico Equatorial afirma o físico e meteorologista Rodrigo Cézar.
De acordo com o estudioso Rodrigo Cézar Limeira, a região central do Pacífico Equatorial está com temperatura cerca de 1,7ºC abaixo da média, configurando um episódio atual de La Niña moderada.
Com a configuração da La Niña, o clima em várias partes do mundo começa a ser influenciado pelo fenômeno, e uma das regiões afetadas e beneficiadas é o semiárido do Nordeste.
No caso do semiárido da Paraíba e Rio Grande do Norte, há uma antecipação das chuvas, e que ocorrem em quantidade acima da média em várias localidades no final do ano, a exemplo dos meses de outubro, novembro e dezembro, meses que fazem parte do período chuvoso do sul da Bahia.
O período chuvoso do sul da Bahia é influenciado pela atuação de frentes frias que chegam até a região incluindo os meses citados anteriormente. Com a La Niña formada, essas frentes que atingem à região se deslocam para posições mais ao norte, alcançando a região de Petrolina, com isso, através do escoamento em altitude de ventos de sudoeste, quantidades acima do normal de umidade chegam nesses meses ao semiárido da Paraíba e Rio Grande do Norte, umidade essa que interage com o forte calor observado no final de ano no interior do Nordeste, fato que provoca chuvas isoladas e que podem ser fortes em alguns locais. Esse fenômeno é chamado de Instabilidade Atmosférica Decorrente da Atuação de Frentas Frias no sul da Bahia, pontua o estudioso Rodrigo Cézar.
Portal Ciência em Foco
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 37°