Sábado, 07 de Junho de 2025
Banner Dra Priscylla
Banner Dr Romulo
Coolab Creative
Banner JC Motos
Banner Prime Veiculos
Banner Chacara Canaa
UNIFIP
Banner Psique
Banner Hmais Onco
Banner Dra Monnara
Gerais Gerais

TCE-PB analisa ações e gastos do Estado e municípios para combate à covid-19 e faz recomendações aos gestores

27/08/2020 às 18h10
Por: PATOS ONLINE Fonte: Ascom/TCE-PB
Compartilhe:

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) realizou, em processo de Auditoria Especial (TC N. 09014/20), levantamento no sentido de obter e sistematizar informações sobre as ações em saúde adotadas pelo Governo do Estado e Prefeituras Municipais, quanto ao planejamento e utilização dos recursos públicos destinados ao enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

O estudo, que teve início no dia 04 de abril, após solicitação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS/PB), foi executado pelo Grupo de Auditoria Operacional (GAOP) do TCE-PB, sob relatoria do conselheiro Fernando Catão.

Levantamento- O levantamento foi organizado, e dividido, em três tópicos: Governança, Medidas de Prevenção e Capacidade do Sistema de Saúde. E seu relatório final, por meio de decisão do Tribunal Pleno (Acórdão APL TC 251/2020), deu origem ao sumário com uma série de recomendações relativas à atuação governamental durante a pandemia a ser encaminhado aos gestores públicos, especialmente, ao governador, Secretário de Saúde do Estado, Prefeitos e respectivos Secretários Municipais de Saúde.

Continua após a publicidade
Coolab Creative

Recomendações- Para o Plano do Novo Normal (Decreto Estadual nº. 40.304/20), o TCE-PB, faz várias recomendações, dentre elas, orienta produzir dados confiáveis necessários ao cálculo das taxas de progressão de casos novos; analisar tempestivamente os dados apresentados, de forma a classificar com a máxima precisão, por bandeira, os municípios (Estado) e ampliar a testagem de toda a população que apresente sintomas ou contato com pessoas suspeitas de contágio.

Recomenda também, verificar a necessidade de implantação/ampliação de barreiras sanitárias, especialmente em fronteiras; levantar diariamente os quantitativos de ventiladores pulmonares disponíveis e a previsão de necessidade para o atendimento da população; e alerta para a fiscalização continuada e  o funcionamento das atividades nos municípios e Estado.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

 O conselheiro Fernando Catão considerou “de grande valia para o Estado e Municípios com vistas à correção de inconformidades e também como subsídio para os agentes públicos na tomada de decisão quanto ao direcionamento de novas ações relacionadas ao Coronavírus”, disse.

O processo TC N. 09014/20 caminhou paralelamente aos processos de acompanhamento da gestão, que continuam ativos e focam na legalidade dos gastos públicos durante a pandemia, além de avaliarem os aspectos da economicidade, eficiência e eficácia das ações das gestões no cenário atual, com a produção de relatórios semanais e emissão de alertas quando se faz necessário, tanto no âmbito do Governo do Estado, quanto das administrações municipais.

O Sumário já está disponível para consulta no portal eletrônico do TCE-PB, em www.tce.pb.gov.br. Os autos do processo nº 09014/20 e podem ser acessados no Sistema de Tramitação de Processos e Documentos do TCE-PB (TRAMITA).

Ascom/TCE-PB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 18h06 - Fonte: ClimaTempo
28°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 34°

Dom 33°C 20°C
Seg 33°C 20°C
Ter 35°C 20°C
Qua 35°C 22°C
Qui 33°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras