Sábado, 26 de Julho de 2025
Banner Dr Romulo
Banner Prime Veiculos
Banner JC Motos
UNIFIP
Banner Psique
Banner Dra Priscylla
Banner Hmais Onco
Policial Policial

Depoimento de Lula a Moro chega ao fim após 5 horas. Veja como foi

10/05/2017 às 22h24
Por: PATOS ONLINE Fonte: (Veja com Estadão Conteúdo)
Compartilhe:

O interrogatório do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo juiz federal Sergio Moro durou cerca de 3 horas e 20 minutos. O petista presta depoimento nesta quarta-feira, 10, em ação penal sobre o suposto recebimento de propina da construtora OAS por meio de um tríplex no Guarujá e o armazenamento de bens que acumulou durante a Presidência. O petista é acusado de lavagem de dinheiro e corrupção – ele nega as acusações.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Moro foi o primeiro a fazer perguntas a Lula, a partir de 14h20, aproximadamente. Durante as quase três horas e vinte minutos, houve um intervalo de cerca de 10 minutos em que as partes puderam se servir de água e café.

Após as perguntas juiz da Lava Jato, foi a vez de o Ministério Público Federal dar início a seus questionamentos, já por volta das 17h40. Depois da Procuradoria da República, foi a vez dos advogados das partes. Ao final da audiência, o juiz pode voltar a fazer perguntas ao réu.

Triplex

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

O tríplex fica no Edifício Solaris, que era da Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop), a cooperativa fundada nos anos 1990 por um núcleo do PT. Em dificuldade financeira, a Bancoop repassou para a OAS empreendimentos inacabados, o que provocou a revolta de milhares de cooperados. O ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto foi presidente da Bancoop.

A ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva (morta em fevereiro deste ano) assinou Termo de Adesão e Compromisso de Participação com a Bancoop e adquiriu “uma cota-parte para a implantação do empreendimento então denominado Mar Cantábrico”, atual Solaris, em abril de 2005.

Em 2009, a Bancoop repassou o empreendimento à OAS e deu duas opções aos cooperados: solicitar a devolução dos recursos financeiros integralizados no empreendimento ou adquirir uma unidade da OAS, por um valor pré-estabelecido, utilizando, como parte do pagamento, o valor já pago à Cooperativa.

Continua após a publicidade
Banner AudioSonic

Segundo a defesa de Lula, a ex-primeira-dama não exerceu a opção de compra após a OAS assumir o imóvel. Em 2015, Marisa Letícia pediu a restituição dos valores colocados no empreendimento.

Bens

A Lava Jato afirma que a OAS pagou durante cinco anos pelo aluguel de dez guarda-móveis usados para armazenar parte da mudança do ex-presidente Lula quando o petista deixou o Palácio do Planalto no segundo mandato. A empreiteira desembolsou entre janeiro de 2011 a janeiro de 2016, R$ 1,3 milhão pelos contêineres, ao custo mensal de R$ 22.536,84 cada.

Toda negociação com a transportadora Granero teria sido intermediada pelo presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, que indicou a OAS como pagante com o argumento de que a empreiteira é uma “apoiadora do Instituto Lula.” Para investigadores da Lava Jato, os fatos demonstram “fortes indícios de pagamentos dissimulados” pela OAS em favor de Lula. Isso porque o contrato se destinava a “armazenagem de materiais de escritório e mobiliário corporativo de propriedade da construtora OAS Ltda”, mas na verdade os guarda-móveis atendiam a Lula.

 

(Veja com Estadão Conteúdo)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 09h01 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 34°

Dom 35°C 18°C
Seg 30°C 21°C
Ter 31°C 22°C
Qua 34°C 21°C
Qui 34°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras