Segunda, 04 de Agosto de 2025
Banner Dr Romulo
Banner Psique
Banner Dr Luiz Severo
UNIFIP
Banner JC Motos
Banner Dra Priscylla
Banner Prime Veiculos
Banner Hmais Onco
Gerais Gerais

Sistema de alta pressão intensifica calor em grande parte do setor norte do Nordeste

01/10/2019 às 12h14
Por: PATOS ONLINE Fonte: Portal Ciência em Foco
Compartilhe:
Imagem ilustrativa (Foto: Reprodução)
Imagem ilustrativa (Foto: Reprodução)

Durante o mês de setembro, e toda a primavera do hemisfério Sul, que dura de 23 de setembro a 21 de dezembro, é comum a atuação dos chamados centros de alta pressão atmosférica sobre o Semiárido, que são sistemas meteorológicos situados em altos níveis na atmosfera e que apresentam como principais características o giro dos ventos em sentido anti-horário, associado a intensa subsidência de ar frio e seco, tal comportamento dos ventos em altitude, inibe a formação de nebulosidade precipitante na região sobre influência desses sistemas, deixando a superfície muita exposta a radiação solar durante dias seguidos, com queda significativa dos índices de umidade do ar, que em alguns casos pode representar risco à saúde.

O físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira explica que a elevação gradativa da temperatura é normal nessa época do ano, e que o mês de pico é dezembro, que coincide com o início do verão no hemisfério sul.

Além de dezembro, os meses de novembro e janeiro também merecem destaque devido a ocorrência de elevadíssimas temperaturas no semiárido, e o estudioso recomenda as pessoas a beberam bastante água, e usarem roupas leves, além de evitarem exposição à radiação solar, principalmente entre às 10:00 hs da manhã e às 16:00 hs devido à alta incidência na região dos raios ultravioleta que podem provocar câncer de pele.

É indispensável o uso de protetor solar afirma o físico, a fim de amenizar os efeitos dos raios ultravioleta, que podem provocar danos à epiderme da pele, e além de câncer, esses raios também têm a capacidade de causar envelhecimento precoce.

Com El Niño finalizado, estudioso prevê 2020 sem El Niño

Alguns efeitos do El Niño que afetou o clima do semiárido em 2019 ainda estão presente na atmosfera da região, mas o fenômeno em si está em fase terminal, afirma do estudioso Rodrigo Cézar Limeira.

O mesmo El Niño que gerou muita irregularidade na estação chuvosa do Semiárido do setor norte do Nordeste em 2019, não atuará durante a quadra chuvosa de fevereiro a maio do próximo ano.

Portal Ciência em Foco

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre
Patos, PB Atualizado às 17h01 - Fonte: ClimaTempo
28°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 30°

Ter 33°C 21°C
Qua 35°C 20°C
Qui 35°C 21°C
Sex 34°C 20°C
Sáb 34°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras