
Durante o mês de setembro, e toda a primavera do hemisfério Sul, que dura de 23 de setembro a 21 de dezembro, é comum a atuação dos chamados centros de alta pressão atmosférica sobre o Semiárido, que são sistemas meteorológicos situados em altos níveis na atmosfera e que apresentam como principais características o giro dos ventos em sentido anti-horário, associado a intensa subsidência de ar frio e seco, tal comportamento dos ventos em altitude, inibe a formação de nebulosidade precipitante na região sobre influência desses sistemas, deixando a superfície muita exposta a radiação solar durante dias seguidos, com queda significativa dos índices de umidade do ar, que em alguns casos pode representar risco à saúde.
O físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira explica que a elevação gradativa da temperatura é normal nessa época do ano, e que o mês de pico é dezembro, que coincide com o início do verão no hemisfério sul.
Além de dezembro, os meses de novembro e janeiro também merecem destaque devido a ocorrência de elevadíssimas temperaturas no semiárido, e o estudioso recomenda as pessoas a beberam bastante água, e usarem roupas leves, além de evitarem exposição à radiação solar, principalmente entre às 10:00 hs da manhã e às 16:00 hs devido à alta incidência na região dos raios ultravioleta que podem provocar câncer de pele.
É indispensável o uso de protetor solar afirma o físico, a fim de amenizar os efeitos dos raios ultravioleta, que podem provocar danos à epiderme da pele, e além de câncer, esses raios também têm a capacidade de causar envelhecimento precoce.
Com El Niño finalizado, estudioso prevê 2020 sem El Niño
Alguns efeitos do El Niño que afetou o clima do semiárido em 2019 ainda estão presente na atmosfera da região, mas o fenômeno em si está em fase terminal, afirma do estudioso Rodrigo Cézar Limeira.
O mesmo El Niño que gerou muita irregularidade na estação chuvosa do Semiárido do setor norte do Nordeste em 2019, não atuará durante a quadra chuvosa de fevereiro a maio do próximo ano.
Portal Ciência em Foco
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°