
O boi que foi criado para o corte é sacrificado muito cedo; e seus últimos momentos são ainda piores nos abatedouros. Tangidos pelo corredor a choques, socos e pauladas encontram, no derradeiro instante, a pistola pneumática… - num “abate humanitário”. Há quem diga que a morte do boi impressiona por ser um misto de pavor, sangue, destreza e indiferença.
Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em cerca de 70 abatedouros públicos e privados do Estado – constatou graves irregularidades que violam a dignidade humana e colocam em risco a saúde da população e dos trabalhadores desses locais.
“A maioria dos matadouros atua sem o mínimo de higiene; não há controle sobre doenças; animais são mortos de forma inadequada; 80% dos funcionários não usam equipamentos de proteção individual (EPIs); acidentes de trabalho são comuns; há tarefa degradante e análoga à escrava e em 34,9% dos abatedouros havia exploração infantil”.
Aqui em Patos, a situação não é diferente. Um vídeo que foi recentemente divulgado nas redes sociais expôe as dificuldades enfrentadas pelo Matadouro Público Municipal, que existe desde 1962. As imagens mostram um local completamente insalubre, facilitando a contaminação e proliferação de doenças.
O prefeito interino Ivanes Lacerda (MDB), que após as denúncias inspecionou o matadouro, disse que a solução é uma Parceria Público Privada (PPP) e que será aberto um edital para que se possa recuperar o logradouro, completamente; por enquanto, foram autorizados paliativos. Só não sei se dá mais para esperar, seu doutor. Com a palavra, os órgãos fiscalizadores.
ABATEDOURO
Daqueles olhos
esbugalhados,
espargiam sangue;
e, lavavam
o boi-morto,
mais que minhas
lágrimas de
sal.
(…)
No gancho,
baloiçava
a peça de carne;
pelo reflexo
da poça:
Ora homem
vez, por outra,
bicho.
*Misael Nóbrega de Sousa
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°