A polêmica em torno do suplente que assumirá a vaga do deputado Toinho do Sopão (PEN), que se licenciou em outubro de 2012 para, como ele próprio definiu, cuidar da máquina humana, teve um novo capitulo nesta quinta-feira (24), já que o candidato a deputado, nas eleições estadual de 2010, Sérgio Rafael Bento (Cabo Sérgio) ingressou com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) pedindo a sua diplomação como suplemente e consequentemente que o órgão comunique a ALPB que o terceiro suplente Monaci Marques (foto) não pode assumir o cargo, já que tem condenação criminal, transitada e julgada, na Justiça Federal.
Toinho do Sopão foi eleito pela coligação PRP, PTN, PPS, PV e PTC e apenas três suplentes Reginaldo Pereira (1º), Jóia Germano (2º) e Monaci Marques (3º) foram diplomados. Na ação, assinada pelo advogado Rodrigo Varela, Cabo Sergio, que obteve 7.898, pede que seja diplomado quarto suplente.
Diplomado, Cabo Sérgio entende que a vaga é sua, devido a suposta condenação de Monaci, como alega na ação.
Toda a polêmica decorre do fato do primeiro suplente Reginaldo Pereira ter sido eleito prefeito de Santa Rita. Ele até assumiu o mandato em 10 de outubro do ano passado, mas no final de dezembro se afastou do cargo para assumir a prefeitura. Com a saída de Reginaldo, o substituto seria Jóia Germano, mas o segundo suplente foi reeleito vereador em Campina Grande e não quis renunciar para ficar menos de um mês como deputado.
Assim, a vaga será herdada pelo terceiro suplente, Monaci Marques, a quem o Cabo Sérgio acusa de ter óbice legal impedindo-o de assumir mandato eletivo.
Apesar de todo o imbróglio, o futuro deputado ficará menos de um mês no cargo, já que a licença de Toinho é de apenas 120 dias e se encerra no final de fevereiro.
Patosonline com Wscom
Bilhões $$$ Governo Lula anuncia pacote para conter alta dos combustíveis
Reformulação Lucas Ribeiro define os primeiros secretários para sua gestão
Eleições 2026 Pollyanna Werton se filia ao Progressistas e confirma pré-candidatura a deputada federal
De volta! Vereador Marco Cesar confirma retorno à Câmara de Patos após exoneração da Secretaria de Articulação Política
Sucessão Jacob Souto terá quase dois anos e nove meses de mandato e mais de dois anos e meio para viabilizar seu nome para 2028
Eleições 2026 Eleições 2026: veja as principais datas do calendário eleitoral
Eleições 2026 Lucas Ribeiro diz que escolha de vice será definida após janela partidária e prioriza nome comprometido com a Paraíba
ASSISTÊNCIA SOCIAL São José do Bonfim mais uma vez distribui cestas de jejum da Semana Santa
Eleições 2026 Hugo Motta defende construção gradual de vice na chapa com Lucas Ribeiro e diz que escolha será debatida com aliados Mín. 22° Máx. 32°