O Diretório Estadual do Partido Socialismo e Liberdade - PSOL realizou eleição para o diretório na manhã de domingo, dia 03/11. A eleição aconteceu no Sindicato das Telecomunicações – SINTEL, em João Pessoa - PB. O resultado da eleição foi um empate.
O pleito se deu com a presença de 24 delegados e varias lideranças políticas do estado da Paraíba, além de um dos vereadores da sigla da cidade de Natal – RN. O atual presidente estadual do partido, Fabiano Galdino, teve 12 votos. O mesmo número foi obtido pelo candidato de oposição, Tárcio Teixeira.
Diante do resultado inusitado, a comissão de organização nacional do PSOL será consultada para ditar o critério que servirá para escolher o presidente do diretório paraibano pelos próximos dois anos. O atual presidente, Fabiano Galdino, propôs um acordo para desempatar o pleito. Ele aceitaria dividir o mandato com Tárcio e cada um seria presidente por um ano.
Pelos termos citados por Galdino, seu mandato seria o primeiro e Tárcio assumiria depois. Como o diretório tem 17 vagas, cada presidente teria direito a indicar 8 integrantes, cabendo ao outro os nove restantes. A próxima reunião do diretório do PSOL paraibano está marcada para o dia 14 de dezembro e deverá emitir um veredicto a respeito da pendenga que se instalou neste domingo. Antes dessa reunião, haverá o congresso nacional do PSOL, que será realizado em Brasília, de 29 de novembro a 1º de dezembro e do qual tanto Fabiano quanto Tárcio são delegados.
O PSOL Patos mandou a sua representante e delegada do partido Rosália Marques, que fez um discurso caloroso em prol da atual direção estadual (Fabiano Galdino), falou dos problemas enfrentados no estado da Paraíba, como saúde, educação e segurança pública, além dos problemas enfrentados pelos os ativistas culturais.
Rosália disse ainda: “O PSOL esta se preparando para o grande embate político e social de 2014, vamos enfrentar as oligarquias seculares da Paraíba, o PSOL Patos já apresentou o nome de Silvano Morais como pré-candidato a deputado estadual e nesses 15 dias estaremos apresentando o outro nome da cidade de Patos a deputado federal.
ASCOM
Mín. 21° Máx. 32°