Enquanto a Justiça Eleitoral inicia os preparativos com vistas ao pleito deste ano, em cerca de 50 municípios da Paraíba as eleições de 2012 ainda não “terminaram”. A expectativa dos eleitos e derrotados ainda se volta para o julgamento de processos das eleições para prefeito. Muitas ações ainda não foram apreciadas em primeira instância, enquanto recursos aguardam julgamentos no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O corregedor do TRE, juiz Tércio Chaves de Moura, disse que os julgamentos das ações referentes ao pleito de 2012 serão priorizados, mas respeitando a ampla defesa e sem atropelamento dos prazos.
Um exemplo emblemático é em Barra de Santana, no Cariri, onde o presidente da Câmara Municipal, vereador Amaury Ferreira (PSD), governa o município desde 1º de janeiro de 2013 porque o TSE ainda não decidiu pelo deferimento do registro de Joventino de Tião (PSC), o candidato mais votado a prefeito na disputa contra Ana Ludgério (PSB). A sua candidatura foi indeferida na Zona Eleitoral e no TRE por não comprovar o domicílio eleitoral na cidade, inclusive Joventino não chegou a votar.
A defesa dele entrou com um recurso no TSE, argumentando que ele mora na cidade, onde tem propriedade. O julgamento já foi iniciado e está empatado. Os ministros Marco Aurélio de Mello e Laurita Vaz votaram pelo indeferimento da candidatura, enquanto os ministros Dias Toffoli e João Otávio de Noronha foram a favor do deferimento. O ministro Henrique Neves da Silva pediu vistas do processo e deve apresentar seu voto terça-feira. Na sequência, irão votar os ministros Gilmar Mendes e Luciana Lóssio.
“A expectativa é de que a maioria dos ministros do TSE vote pelo deferimento de minha candidatura e determine a minha posse no cargo de prefeito de Barra de Santana, uma vez que fui eleito pelo voto soberano da população”, afirmou Joventino.
Por sua vez, o advogado Daniel Dalônio, que integra a assessoria de Ana Ludgério, acredita que o Tribunal Superior Eleitoral vai julgar improcedente o recurso de Joventino de Tião e barrar seu registro, a exemplo do juízo eleitoral de Barra de Santana e o TRE. Caso seja anulada a votação de Joventino, haverá uma nova eleição. Já o prefeito em exercício Amaury Ferreira torce para que o julgamento se prolongue o máximo possível para ele continuar administrando a cidade.
DILIGÊNCIAS 'PROTELAM' JULGAMENTOS
O corregedor do TRE, juiz Tércio Chaves de Moura, disse que tem visitado as zonas eleitorais e constatado muitas ações referentes ao pleito de 2012. “Os juízes revelam que os partidos e candidatos envolvidos nas eleições municipais para prefeito e vereador pedem diligências, apontam testemunhas que moram em outras cidades e a produção de provas também demora. Estes prazos têm que ser respeitados”, esclareceu.
Tércio Chaves também ressaltou que o direito à ampla defesa é assegurado pela Justiça Eleitoral. “Os juízes, o TRE e o TSE estão priorizando os processos das eleições de 2012, mas respeitando os prazos e sem atropelos para evitar novas demandas judiciais dos envolvidos nas ações”, assinalou.
Já o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Marcos Cavalcanti, recentemente sinalizou que poderá haver eleições municipais na Paraíba com a cassação de novos prefeitos, a exemplo do que aconteceu em Soledade. Naquela cidade, o prefeito José Bento (PT) foi cassado e um novo pleito foi realizado, sendo eleito, Flávio Aureliano (PTN).
“Já tivemos eleições em Soledade e brevemente talvez em alguns outros municípios do Estado”, pontuou o desembargador, que evitou adiantar nomes por conta dos julgamentos e por questão de ética profissional.
Josusmar Barbosa - Jornal da Paraíba
Sucessão Jacob Souto terá quase dois anos e nove meses de mandato e mais de dois anos e meio para viabilizar seu nome para 2028
Eleições 2026 Eleições 2026: veja as principais datas do calendário eleitoral
Eleições 2026 Lucas Ribeiro diz que escolha de vice será definida após janela partidária e prioriza nome comprometido com a Paraíba
ASSISTÊNCIA SOCIAL São José do Bonfim mais uma vez distribui cestas de jejum da Semana Santa
Eleições 2026 Hugo Motta defende construção gradual de vice na chapa com Lucas Ribeiro e diz que escolha será debatida com aliados
Transição Lucas Ribeiro destaca legado de Nabor e demonstra confiança em Jacob
Sem mudanças Jacob Souto sinaliza continuidade na gestão e diz que mudanças no secretariado serão pontuais, se necessárias: “Time que ganha não se mexe”
POSSE OFICIAL Câmara dá posse ao vice-prefeito Jacob após renúncia de Nabor
Eleições 2026 Eleitor tem até 6 de maio para tirar 1º título, transferir local de votação e regularizar situação, alerta Justiça Eleitoral Mín. 22° Máx. 34°