Domingo, 04 de Maio de 2025
Banner Hmais Onco
Banner Chacara Canaa
Banner Dr Romulo
Banner Dra Joyce
Banner Dra Priscylla
UNIFIP
Banner JC Motos
Política Politica

Hugo Motta revela nomes de investigados pela empresa de inteligência Kroll

15/08/2015 às 02h37
Por: PATOS ONLINE Fonte:  
Compartilhe:

Após pressão e reiteradas cobranças de parlamentares, o presidente da CPI da Petrobras, Hugo Motta (PMDB-RJ), revelou aos demais membros da comissão, em reunião reservada, quem são as 12 pessoas investigadas pela empresa de inteligência Kroll. Além de Motta, apenas outro parlamentar, André Moura (PSC-SE), sabiam da identidade dos investigados.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Os 12 investigados da lista da Kroll são:

– Renato Duque, ex-diretor da Petrobras
– Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras
– Pedro Barusco, ex-gerente da Petrobras
– Alberto Yousseff, doleiro
– João Vaccari Neto, ex-tesoiureiro do PT
– Júlio Camargo, lobista apontado como operador do PMDB no esquema de corrupção.
– Ricardo Pessoa, presidente da empreiteira UTC
– Dalton Avancini, ex-presidente da Camargo Corrêa
– Eduardo Leite, ex-vice-presidente da Camargo Corrêa;
– Augusto Mendonça Neto, executivo da empreiteira Toyo Setal
– Julio Faerman, ex-representante da empresa SBM
– Stael Fernanda Janene, ex-mulher do ex-deputado José Janene, morto em 2010.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

A Kroll foi contratada pela Casa por R$ 1,18 milhão para identificar contas bancárias suspeitas e repasses ilegais ao exterior de dinheiro de investigados na Operação Lava Jato. Na primeira etapa de atuação da Kroll, foram investigadas 12 pessoas. A comissão avalia agora se faz outro contrato para dar continuidade à investigação.
Na primeira etapa, a Kroll identificou 59 contas bancárias, 33 empresas e seis imóveis em nome desses 12 suspeitos. Entre os alvos da consultoria estão ex-diretores da Petrobras, executivos de empreiteiras e operadores do esquema de corrupção que agia na estatal do petróleo.
Os bens e ativos foram localizados em 33 países. Em 15 deles – Estados Unidos, Singapura, Suíça, Hong Kong, Ilhas Virgens, Uruguai, Panamá, Bahamas, Líbano, Luxemburgo, Reino Unido, Mônaco, Alemanha, Holanda e Ilha de Man –, as evidências de irregularidades seriam mais fortes.
Com exceção de Stael, Duque e Vaccari, todos os demais fizeram acordo de delação premiada. Nos bastidores, circula a informação de que a consultoria teria a missão de investigar delatores que comprometeram parlamentares para tentar derrubar a delação deles.
Motta rebateu as críticas e disse que isso não tem fundamento. “Não existe nada disso. Todos são plenamente justificáveis de estarem na lista da Kroll”, argumentou.
O contrato da companhia com a CPI está sob sigilo até 2020 por determinação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o que gerou questionamentos de parlamentares. Cunha justificou a classificação dos dados como “reservados” dizendo que há informações de quebras de sigilos bancários e fiscais dos investigados.
Cheque-caução
Ao final da reunião, Motta disse que um novo contrato com a Kroll dependerá da anuência da comissão. “Qualquer outro passo para a contratação ou não será deliberado por todos, assim como os nomes a serem investigados serão de escolha dos parlamentares”, afirmou.
A assinatura de um contrato para aprofundar as investigações em torno de alguns nomes, porém, é vista com ressalvas por vários deputados. Um dos obstáculos seria o alto custo dessa etapa, que poderia chegar a R$ 10 milhões, segundo relatos de deputados do colegiado.
A Kroll também exigiu um cheque-caução, em um valor ainda não definido, para eventuais processos que a empresa poderia sofrer por parte dos investigados por invasão de privacidade, por exemplo.

 

Continua após a publicidade
Banner Dra Priscylla

G1

 

Continua após a publicidade
Banner Dra Priscylla
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 19h05 - Fonte: ClimaTempo
28°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 35°

Seg 36°C 19°C
Ter 35°C 21°C
Qua 35°C 20°C
Qui 34°C 20°C
Sex 36°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras