De um total de 65.504 eleitores existentes em Patos, o cadastramento biométrico que vem sendo realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba-TRE-PB, terminou o mês de setembro com o total de 7.861 eleitores cadastrados.
Os números incluem a soma de eleitores revisados, que são 7.272, somados a outros 598 cadastrados no município por meio de transferência do documento ou da primeira inscrição, no caso dos jovens de 16 e 17 anos.
Com 74 dias de trabalho desde o dia 17 de Junho, data do início dos trabalhos nos cartórios eleitorais da 28ª e 65ª zonas, a média de atendimento diário no trabalho de biometria chega a ser de apenas 106 eleitores por dia, embora venha crescendo gradativamente com a continuidade dos trabalhos.
Em junho e julho, a média de atendimentos era de apenas 7 e 28 eleitores diários, período em que o trabalho ainda não havia sido aberto oficialmente pelo TRE-PB. Já em agosto e setembro, o comparecimento registrou em média 111 e 224 eleitores, período em que a população aos poucos vai tomando conhecimento da necessidade de atualização do título eleitoral.
De acordo com Jaciana Sampaio, chefe da Central de Atendimento ao Eleitor-CENATEL, as atividades acontecem todos os dias na sede dos cartórios eleitorais, localizado a Rua Vidal de Negreiros e no Shopping Guedes, local onde funcionou a casa da cidadania, com capacidade para atendimento a quase 500 pessoas diariamente. Em Patos, faltam passar pela biometria, 58.232 eleitores, considerando o levantamento até o dia 30 de setembro.
O prazo final para o cadastramento do eleitor vai até 18 de março, precisando o mesmo levar consigo a xerox do RG ou documento com foto, CPF e comprovante de residência, além do título atual, que será substituído pelo novo documento entregue na finalização do processo.
Jaciana informou que além de Patos, os demais municípios da Comarca de Patos, também passarão pelo processo de cadastramento biométrico.
Fonte/
Genival Júnior/BoasNovasPB |
Mín. 19° Máx. 35°