Quinta, 01 de Maio de 2025
Banner Dra Priscylla
Banner JC Motos
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
Banner Dra Joyce
Banner Chacara Canaa
Política Politica

PL de autoria de Nabor Wanderley sobre o Pacto Social da Assistência ao Parto é sancionado

09/11/2015 às 11h52
Por: PATOS ONLINE Fonte:  
Compartilhe:

A Lei de n° 10.548 que institui o Pacto Estadual Social para Humanização da Assistência ao Parto e Nascimento em todos os estabelecimentos de saúde do Estado da Paraíba foi publicada e sancionada no Diário Oficial do Estado da última sexta-feira, dia 06 de novembro.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

De autoria do deputado estadual, Nabor Wanderley (PMDB), o Pacto Social visa promover uma melhoria na saúde materna através de diversos atores da sociedade civil, incluindo a iniciativa privada, bem como os Poderes Públicos constituídos, para mobilizar e disseminar a importância da humanização da assistência ao parto e nascimento.

A Lei ainda estabelece que deve-se cumprir as Portarias do Ministério da Saúde atinente ao parto e nascimento, especialmente as Portarias n° 1.067/2005, 371/2014 e 11/2015 e as diretrizes do Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal firmado pela Comissão Tripartite do Ministério da Saúde em 09/03/2004; podendo também cumprir estritamente a legislação federal de proteção à maternidade, especialmente o Manual de Boas Práticas de Atenção ao parto e Nascimento.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

De acordo com a Lei de autoria do deputado Nabor Wanderley, as casas de saúde materna devem adotar procedimentos que busquem um processo menos invasivo, principalmente quando a mãe puder escolher qual tipo de parto ela deverá ser submetida oferecendo o comprometimento à segurança do processo, nem causando risco à saúde da mulher ou da criança. Também devem ser respeitados os desenvolvimentos e psicológicos da gestação, do parto e nascimento e do puerpério, vetados os procedimentos desnecessários ou proscritos e dando-se a preferência pela utilização dos métodos menos invasivos e mais naturais.

A mulher deve ter a garantia da presença de um acompanhante de livre escolha dela, durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto, e garantir a informação baseada em evidências científicas de modo prévio à gestante ou parturiente, assim como acompanhante dos métodos e procedimentos eletivos, estimulando a elaboração do Plano Individual de Parto para que a mulher formalize sua vontade livre e voluntariamente.

Continua após a publicidade
Banner Dra Priscylla

A Lei n° 10.548 entrou em vigor a partir da data de sua publicação. Com este, são seis Projetos de Lei sancionados e de autoria do deputado estadual Nabor Wanderley.

 

Assessoria

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 10h05 - Fonte: ClimaTempo
30°
Tempo limpo

Mín. 20° Máx. 36°

Sex 36°C 18°C
Sáb 36°C 18°C
Dom 35°C 22°C
Seg 36°C 20°C
Ter 34°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras