Em atenção às etapas estabelecidas em reunião realizada entre a prefeita Francisca Motta (PMDB), a presidente da Mesa Diretora da Câmara de Patos, Nadir Rodrigues Guedes (PMDB), o presidente do Coren – PB, Ronaldo Beserra e representantes dos enfermeiros que atuam na cidade de Patos, foi realizada na noite desta segunda-feira, dia 14 de março, uma Audiência Pública na Câmara Municipal, onde foi discutida a importância do envio e aprovação do Projeto de Lei que estabelecerá a carga horária de 30 horas semanais para os profissionais da enfermagem na cidade de Patos.
O encontro contou com presença maciça dos estudantes do Curso de Enfermagem das FIP, de enfermeiros que atuam no SAMU, Unidades Básicas de Saúde, PA Maria Marques, Hospital Regional, Hospital Infantil e Maternidade, além de outras unidades prestadoras de serviços em saúde.
Participaram da discussão a presidente da Mesa Diretora da Casa e também enfermeira, Nadir Rodrigues Guedes, os vereadores Ivanes Lacerda, Inácio de Gelo, Lucinha Peixoto, Claudia Leitão e Sales Junior; o presidente do Coren - PB, Ronaldo Miguel Beserra e outros representantes do Conselho; o secretário de Saúde de Patos, José Francisco de Sousa (Zeca); o presidente do Conselho Municipal de Saúde, João Bosco Valadares; a coordenadora do Curso de Enfermagem das FIP, a professora doutora Raquel Campos de Medeiros e mais alguns professores do curso; a presidente do SINFEMP, Maria do Carmo Nunes Soares (Carminha); além de presidentes de Associações Comunitárias e de Bairros da cidade.
Durante seus pronunciamentos os parlamentares reafirmaram o apoio a luta dos enfermeiros e comprometeram-se em, uma vez encaminhado pelo Executivo Municipal, analisar e votar em regime de urgência o Projeto de Lei que regulamenta a carga horária semanal de 30 horas para enfermagem.
O secretário de Saúde, Zeca, também declarou apoio à causa e disse que a prefeita Francisca Motta tem interesse na aprovação deste Projeto, e que o faltavam eram apenas as etapas de consulta ao Ministério da Saúde e a realização desta Audiência Pública para que o Projeto de Lei pudesse ser redigido e encaminhado para apreciação do Legislativo Municipal, o que portanto, não havendo óbice, inclusive pelo fato de este ser um ano eleitoral, deverá acontecer em breve.
Assessoria
INCLUSÃO SOCIAL Câmara de Patos aprova criação do Dia Municipal da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
TURISMO E CULTURA 5º Festival do Frio de Matureia é confirmado com quatro dias de programação e novidades; confira
QUALIDADE DE VIDA Condado se destaca e entra no Top 10 em qualidade de vida na Paraíba, aponta estudo
Parecer MP Eleitoral se manifesta contra recursos e defende manutenção de sentença que absolveu prefeito e vice de Teixeira
PODCAST PodCast com Ramonilson Alves e Segundo Domiciano, pré-candidato a deputado estadual
POLÍTICA ESTADUAL Prefeito de Patos, professor Jacob, se filia ao Republicanos e destaca fortalecimento do partido na Paraíba
Eleições 2026 Dr. Ramonilson declara apoio a Segundo Domiciano na pré-candidatura a deputado estadual
Eleições 2026 Flávio Bolsonaro lidera pesquisa presidencial com 35,9% no primeiro turno. Veja os números
Eleições 2026 Prefeito de Patos, Jacob Souto, reafirma apoio à pré-candidatura de Olívia Motta à Assembleia Legislativa Mín. 22° Máx. 33°