O Tribunal de Justiça da Paraíba negou recurso interposto pelo ex-prefeito do município de Cajazeirinhas, Cristóvão Amaro da Silva e manteve sua condenação por improbidade administrativa. A decisão ocorreu nesta terça-feira (23), durante sessão da Terceira Câmara Cível do Tribunal, seguindo parecer do Ministério Público da Paraíba.
A apelação cível foi movida contra sentença que o condenou às sanções de perda de função pública, suspensão de direitos políticos por oito anos, pagamento de multa civil correspondente a 20 vezes o valor da remuneração recebida no cargo e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios fiscais por cinco anos.
Nos autos, o Ministério Público informa que o ex-prefeito não aplicou percentuais mínimos nos serviços públicos de saúde, não realizou licitações em 11,36% das despesas sujeitas a esse procedimento, que totalizam R$296.107,73 de despesas não licitadas. Aponta ainda que foram efetuados pagamentos à empresas particulares, sem comprovação de serviço prestado.
No voto, o relator afirma que as alegações do Ministério Público foram devidamente comprovadas, pois as diversas contratações de serviços sem procedimento licitatório e sem justificativa para dispensa demonstra evidente abertura para privilégios e beneficiamentos indevidos, inobservando a legislação e causando prejuízos ao erário.
“Diante da conjuntura fática, forçoso concluir que outra medida não há senão a manutenção da condenação, que se afigura suficiente para cobrir práticas semelhantes atentatórias à legalidade e moralidade administrativas, caráter pedagógico das sanções por ato de improbidade”, declarou o relator.
Fonte - MaisPB
ELEIÇÕES 2026 Olívia Motta é eleita deputada estadual e faz história como mulher mais votada da Assembleia
ELEIÇÕES 2026 Rosalba Mota festeja vitória dos seus candidatos em São José do Bonfim-PB
ELEIÇÕES 2026 Mais jovem e governador mais votado da história da Paraíba, Lucas Ribeiro promete iniciar novo mandato com entregas nos primeiros 100 dias
ELEIÇÕES 2026 Mais votado na Paraíba em 2022, Hugo Motta perde mais de 33 mil votos e cai de 1º para 5º entre deputados federais eleitos em 2026
ALPB Assembleia Legislativa da Paraíba terá renovação de 41,7% na próxima legislatura
Direita cresce Direita dominará Senado Federal a partir de 2027 com ampla maioria de 33 cadeiras
ELEIÇÕES 2026 Paraíba elege Ricardo, George e Pollyanna como novos deputados federais e mantém nove parlamentares na bancada; Mersinho Lucena, Luiz Couto e Romero deixam a Câmara
ELEIÇÕES 2026 Grupo de Heitor Campos comemora vitória de candidatos apoiados em Cacimba de Areia
ELEIÇÕES 2026 Disputa que ganhou força na reta final termina com Veneziano 79 mil votos à frente de Nabor Mín. 21° Máx. 36°