A vereadora Nadir Rodrigues apresentou um requerimento durante Sessão Ordinária desta terça-feira, (03), na Câmara Municipal de Patos, solicitando a ampliação da faixa etária para a realização da mamografia em Patos.
A propositura sugere que mulheres a partir dos 40 anos tenham direito ao serviço, porém, o município só disponibiliza o exame para mulheres a partir dos 50 anos de idade.
Segundo a vereadora, uma Lei Federal determina que esses exames sejam oferecidos para mulheres a partir dos 40, mas o município se respalda em uma portaria de 2015 e descumpre a Lei: "Essa portaria é conhecida como 'portaria do retrocesso', mas sabemos que existe uma Lei Federal que suspende essa portaria, mas ao segui-la, o prefeito acaba tirando a oportunidade de muitas mulheres que querem ou precisam se submeter a esse exame e identificar precocemente o câncer de mama", explicou.
Nadir explicou ainda que quanto mais cedo a doença for detectada, maiores são as chances de cura, por isso, a importância da ampliação da faixa etária: "Pouco se pode fazer se o cancer for diagnosticado a partir dos 50. O tratamento fica mais difícil e longo. O cancer tem cura e quanto mais cedo for identificado, melhor", destacou.
A vereadora Edjane Barbosa, base do governo, disse que o problema será resolvido brevemente. Ainda segundo ela, um requerimento será enviado ao governador do estado, Ricardo Cotinho, solicitando o aumento na quantidade de exames destinados às mulheres na cidade, já que a demanda é cada vez maior.
Fonte - maispatos.com
Mín. 20° Máx. 34°