Depois de o mês de outubro ser marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, agora é a vez dos homens. O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O mês foi escolhido devido ao dia 17 de novembro, que é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
O assunto foi um dos destaques durante a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores nesta terça-feira, (21), levado pela vereadora Nadir Rodrigues.
A parlamentar alertou a importância dos cuidados em relação ao câncer de próstata, que é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. Nadir aproveitou a ocasião e solicitou que as unidades de saúde do município disponibilizassem atendimentos noturnos para o público masculino, durante as ações do novembro azul.
Segundo a vereadora, o serviço noturno foi implantado em Patos desde a gestão do ex-prefeito Nabor Wanderley, mas atualmente, os atendimentos durante a noite para os homens não estão sendo realizados: “Essa política foi implantada em 2010, quando eu era secretaria adjunta de saúde do município e fui até Brasília para me capacitar, juntamente com as equipes, e adequar as unidades para esse tipo de atendimento. O serviço prosseguiu na gestão de Francisca Motta, mas infelizmente, hoje não existe mais esse atendimento a noite e é de fundamental importância, já que os homens trabalham o dia todo e a grande maioria, tem apenas esse horário para cuidar da saúde”, explicou.
Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.
Fonte / maispatos.com
Mín. 21° Máx. 36°