A equipe de Rádio Espinharas, através do operador de áudio, Antônio Silva, conseguiu resgatar um trecho da última entrevista concedida ao programa Radar, então comandado pelo professor e radialista Virgílio Trindade.
O encontro aconteceu em 13 de dezembro de 2008, quando Orlando Xavier fazia na oportunidade, seus agradecimentos por mais uma vitória na política de Patos.
O ex vereador confidenciou que passou 19 anos trabalhando na emissora da Diocese, onde chegou em 1958, em uma oportunidade que recebeu do diretor à época, Bivar Olinto. Orlando iniciou como serviços gerais, e conseguiu aos longos dos anos, galgar outros postos, chegando na década de 80, como um dos principais nome do jornalismo da rádio, comandando o radiofônico “A Branca é Livre”.
A grande projeção no rádio deu ao “Baixinho”, a maior votação obtida para vereador na história de Patos, quando na eleição de 1982 conseguiu 2.343 votos, marca que ainda não foi alcançada.
O radialista inclusive fazia questão de comemorar bastante o feito, afirmando que iriam se passar 50 anos, sem que a marca fosse quebrada.
Orlando Xavier criticava ultimamente o fato de emissoras de rádios e outros meios de comunicação pertencerem a grupos políticos. Para ele, isso tiraria a possibilidade de um trabalho imparcial por parte dos jornalistas. Ele também combatia a venda do voto. Dizia que, quem vende, tem a mesma culpa daquele que compra.
Escute a entrevista
Patosonline.com
Áudio – Arquivos Rádio Espinharas
Mín. 20° Máx. 36°