Sexta, 25 de Julho de 2025
Banner Psique
Banner JC Motos
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
Banner Prime Veiculos
Banner Dra Priscylla
UNIFIP
Política Politica

Tribunal Regional Federal da 5ª Região suspende decisão em desfavor do ex-prefeito de Cacimba de Areia

01/03/2018 às 16h11
Por: PATOS ONLINE Fonte: Assessoria 
Compartilhe:

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região, através do Desembargador Paulo Roberto de Oliveira Lima, concedeu liminar e suspendeu a decisão do Juízo da 14ª Vara da Seção Judiciária da Paraíba, no município de Patos, que havia fixado, para o ex-prefeito do município de Cacimba de Areia, Inácio Roberto de Lira Campos – Betinho Campos, a proibição de acesso à sede da Prefeitura Municipal de Cacimba de Areia, proibição de entrar em contato com os réus da ação penal e com agentes vinculados com a atual gestão, bem como, para a fiscalização das providências, monitoramento eletrônico.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Para o Desembargador Federal Paulo Roberto de Oliveira, ao conceder a liminar pleiteada, enfatizou, “em primeiro lugar, vejo muita dificuldade em justificar o acautelamento em face da extemporaneidade dos fatos objeto da persecução (relativamente ao momento atual), uma vez que teriam ocorrido até o ano de 2012. Some-se a isso que nenhuma razão concreta, imputável ao paciente, foi dada para a demora na tramitação dos atos persecutórios, a qual, deste modo, aparentemente, não lhe pode ser atribuída (até mesmo a dificuldade de citação não parece crível, porque a própria autoridade coatora reconhece que ele ‘tem comparecido mensalmente à sede desse juízo’).

E acrescentou que: “a investidura do irmão do paciente no cargo de Prefeito do mesmo município -- desapegado de qualquer ato ilícito que estivesse em curso, como a supressão de documentos públicos úteis ao processo ou a coação de servidores que deporão em juízo, por exemplo -- não explica, nem muito menos justifica, a adoção de medidas cautelares, tanto mais quando o paciente sequer figura na administração municipal formalmente (sozinho, o simples fato de ter dado uma entrevista sobre o êxito dos eventos carnavalescos naquele município, elogiando à administração realizada por seu irmão, em nada magoa os valores tutelados pelo CPP, em seu Art. 312)”.

Por fim, o Desembargador Paulo Roberto de Oliveira Lima concluiu que “as medidas decretadas, enfim, parecem ser impertinentes à realidade processual vivida, sendo certo que o "comparecimento a todos os atos dos processos judiciais, sempre que convocado" parece já vir acontecendo, decorrendo da obediência do paciente ao ordenamento jurídico e ao comando anteriormente decretado (naturalmente preservado)”.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Para o advogado Newton Vita, “a decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, restabeleceu posição no sentido de que para aplicação de medidas cautelares e restritivas é necessário que o fato seja concreto, atual e contemporâneo, não bastando apontamento genérico, posição consolidada no âmbito do Superior Tribunal de Justiça”.

Com a decisão do TRF da 5ª Região, restou suspensa a decisão do Juiz que havia proibido o ex-prefeito de ir a sede da Prefeitura Municipal de Cacimba de Areia, de entrar em contato com os réus da ação penal, em andamento, e com agentes vinculados com a atual gestão, além de suspender a imposição da medida de monitoramento eletrônico.

 

Continua após a publicidade
Banner AudioSonic

 

Continua após a publicidade
Banner AudioSonic

Assessoria 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 21h01 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 33°

Sáb 34°C 19°C
Dom 34°C 19°C
Seg 27°C 20°C
Ter 33°C 20°C
Qua 34°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras